Meteorologia

Grande São Luís deve ter chuvas com volume normal ou acima da média até julho

Nugeo-UEMA revelou dados sobre a previsão do tempo no Maranhão nos próximos três meses.

Imirante.com, com informações do g1 MA

Condições favoráveis ao período chuvoso devem continuar na Grande São Luís.
Condições favoráveis ao período chuvoso devem continuar na Grande São Luís. (Foto: Paulo Sores/Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - O Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (Nugeo-UEMA) divulgou uma análise com a previsão do tempo para os próximos três meses no Maranhão. De acordo com os meteorologistas da Nugeo-UEMA, boa parte do estado já estará fora do período chuvoso entre os meses de maio, junho e julho, mas algumas regiões maranhenses, incluindo a Grande Ilha de São Luís, ainda terão de lidar frequentemente com chuvas.

O levantamento do Nugeo-UEMA informa que as chuvas devem diminuir bastante, especialmente nas regiões Central e Sul do Maranhão, exceto em Bacabal e Imperatriz, que devem ter chuvas dentro da normalidade nos próximos três meses. Já a Baixada Maranhense e a região Norte, incluindo a Grande Ilha de São Luís, terão de lidar com chuvas com volume normal ou acima da média, já que boa parte das condições favoráveis ao período chuvoso devem continuar, como ocorreu nos primeiros meses de 2022. As maiores chuvas estão previstas para São Luís, Turiaçu e Zé Doca.

Mesmo com esse cenário, a equipe do Nugeo-UEMA ressalta que a tendência é de aumento de dias sem chuva nos próximos meses, pois é uma característica da transição do período chuvoso para o período seco.

A previsão climática para os próximos três meses no Maranhão, segundo o Nugeo-UEMA, é um prognóstico de consenso, desenvolvido pelos principais centros de meteorologia do Brasil e pelos centros estaduais de meteorologia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.