Luto no Jornalismo

Jornalistas, admiradores e amigos lamentam morte de Roberto Fernandes

O jornalista morreu nessa terça-feira (21), em um hospital da capital maranhense.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Roberto era uma das principais referências do jornalismo no Maranhão.
Roberto era uma das principais referências do jornalismo no Maranhão. (Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com)

SÃO LUÍS - As homenagem ao jornalista Roberto Fernandes, que faleceu nessa terça-feira (21), continuam sendo divulgadas por amigos, admiradores e colegas de profissão. Uma das principais referências do jornalismo maranhense, Roberto faleceu devido a complicações causadas pelo novo coronavírus aos 61 anos, na capital maranhense.

Leia também:

Grupo Mirante lamenta a morte do jornalista Roberto Fernandes

Veja a repercussão da morte do jornalista Roberto Fernandes

Corpo do jornalista Roberto Fernandes é sepultado em São Luís

O jornalista entrou para o Grupo Mirante há 21 anos e apresentou por 20 anos o programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM. Ele também trabalhou como comentarista no quadro de política do Bom Dia Mirante, na TV Mirante e foi um nome reconhecido no setor esportivo do Maranhão. Veja abaixo algumas das homenagens feitas em luto ao comunicador:

José Sarney, ex-presidente da República:

Roseana Sarney, ex-governadora do Maranhão:

Adriano Sarney, Deputado Estadual:​

Cecília Leite, cantora:

Rodrigo Ramos, ex-goleiro:

Luiz Gonzaga Coelho, Procurador Geral da Justiça:

Euclides Moreira Neto, Diretor da Rádio Universidade FM:

Gastão Vieira, Deputado Federal:

Felipe Camarão, secretário de Educação do Maranhão:

Francisco Gonçalves, secretário de Direitos Humanos e Participação Popular do Maranhão:

Universidade Federal do Maranhão (UFMA):

É com profundo pesar que a Universidade Federal do Maranhão comunica o falecimento do jornalista Roberto Fernandes da Silva, ocorrido nesta terça-feira, 21, aos 61 anos.

Formado em Comunicação Social, habilitação em jornalismo pela UFMA e natural de Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Roberto Fernandes fez uma carreira de sucesso na imprensa maranhense, notadamente no rádio e na TV, quer na cobertura de fatos gerais quer na área esportiva. Ele teve passagens pela Rádio São Luís AM, TV Brasil, Rádio Educadora AM e, há 20 anos, comandava o programa Ponto Final, na Rádio Mirante AM, e apresentava o quadro de política do Bom Dia Mirante, da TV Mirante.

A Universidade Federal do Maranhão se solidariza com a família e os amigos e presta seus votos de profundo pesar.

Marco Aurélio Barreto Marques, Juiz de Direito

Com consternação e pesar, recebemos a triste notícia do falecimento do jornalista Roberto Fernandes, nesta terça-feira, vítima de coronavírus.

A morte tirou deste estado um dos melhores jornalistas da atualidade, cuja responsabilidade e apuro com os princípios do bom jornalismo eram marcas registradas da sua profícua trajetória profissional.

Sua capacidade analítica e seriedade, sem nunca perder o humor, cativaram seus leitores, ouvintes e telespectadores, que davam a ele licença para entrar em suas vidas levando informação de qualidade diariamente na TV MIRANTE.

Seu legado de trabalho, certamente, será lembrado ainda por muitas gerações e merece o nosso respeito e admiração.

Solidarizamo-nos com a família, amigos e colegas de trabalho por esta perda irreparável.

Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão (SINDJUS-MA)

Em nome de todos os servidores do judiciário, de cuja história Roberto Fernandes também fez parte, queremos nesse momento de perda e dor, expressar nossa solidariedade aos seus familiares. Roberto fará muita falta e terá sempre um lugar cativo em nossas memórias, em nossos corações e em nossa história.

Anibal Lins, presidente do Sindjus.

Wilson Araújo, professor do departamento de comunicação da UFMA

Quem vive apaixonado por rádio AM sabe como é difícil encarar a morte de Roberto Fernandes. No momento em que escrevo passa na tela do computador o filme da minha vida de ouvinte, boa parte dela acompanhando os dois programas mais expressivos ancorados por esse grande profissional: Roda Viva, na Educadora AM; e Ponto Final, na Mirante AM.

Tive com Roberto Fernandes muitos aprendizados como ouvinte, jornalista e pesquisador. Na minha tese de doutorado ele foi uma fonte imensurável no estudo sobre a participação dos ouvintes nos programas jornalísticos das emissoras de rádio AM.

Ele não era apenas um jornalista e radialista, era uma instituição nesse meio de comunicação tão importante para a cidadania e a democracia.

A voz de Roberto Fernandes silenciou, mas a sua força espiritual no rádio segue vibrante, servindo de exemplo e referência para outros tantos profissionais, ouvintes e às novas gerações de radialistas.

Carlos Rangel, Presidente da Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha Brasileira no Maranhão, através do seu presidente, Carlos Rangel, dos membros do Conselho e do corpo de voluntários, vem se solidarizar com todos os profissionais do sistema Mirante de comunicação, com a familia e com os amigos do radialista e grande comunicador Roberto Fernandes, em razão do seu passamento, ocorrido no início da noite de terça-feira, 21 de abril de 2020.

Roberto Fernandes foi importante para a comunicação do Maranhão e para a Cruz Vermelha, que sempre contou com o microfone aberto da Mirante AM, especialmente no programa Ponto Final, apresentado por Fernandes.

Todos nós da família Cruz Vermelha deixamos o nosso abraço de conforto e solidariedade a todos pela perda deste homem que foi e sempre será um símbolo da solidariedade para todos os maranhenses.


Carlos Rangel
Presidente da Cruz Vermelha

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.