Meio ambiente

Atividades de vistoria em lixões são intensificadas no Maranhão

Segundo a SEMA, atividades estão sendo feitas para cumprimento de Lei Federal.

Imirante.com, com informações da SEMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
Lixão em Primeira Cruz, interior do estado.
Lixão em Primeira Cruz, interior do estado. (Foto: Divulgação / SEMA)

No mês de agosto, as atividades de vistoria em lixões, tanto na Ilha quanto no interior, foram intensificadas, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA). Tais atividades seguem o cumprimento da Lei Federal nº 12.305/2010, que dispõe sobre os princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluindo os perigosos.

No decorrer do mês, a equipe da Superintendência esteve nos municípios de São José de Ribamar (Ilha do Maranhão), Axixá, Primeira Cruz, Igarapé Grande e Bacabal (no interior do Estado), com intuito de remapear as áreas de disposição final dos resíduos, uma vez que um dos objetivos da Política Nacional dos Resíduos Sólidos é a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

De acordo com a equipe, o lixão de Primeira Cruz encontra-se em local longe de residências, porém, no entorno de vegetação. “Algo que se tem observado nas vistorias é que nos lixões geralmente são encontrados os mesmo tipos de resíduos: os resistentes à biodegradação, os domiciliares, comercial, construção civil, poda e varrição, eletroeletrônicos, sacos e vasilhames de plásticos diversos, caixas de papelão, estruturas metálicas e penas de aves de locais de ‘feiras e mercados’, além de todos serem jogados sobre o solo, sem nenhum tipo de tratamento ou seleção”, destacou a Superintendente de Gestão de Resíduos da SEMA, Ticianne Andrade.

Ainda de acordo com a Superintendente, mais vistorias serão realizadas com intuito de se ter um panorama geral da situação dos lixões no estado do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.