ANAJATUBA - A Polícia Federal executa, na manhã desta terça-feria (20), oito Mandados de Prisão, uma condução coercitiva e três Mandados de Cumprimento de Medidas Cautelares Diversas da Prisão no município Anajatuba, a 130 km da capital, e em São Luís. Entre os investigados, está o prefeito de Anajatuba. Essa ação faz parte da Operação Attalea, que conta com o apoio do Ministério Público Federal, Estadual e a Controladoria-Geral da União.
Segundo a Polícia Federal, a operação pretende "desarticular uma quadrilha que atuava na prefeitura de Anajatuba/MA, fraudando processos licitatórios e desviando recursos públicos federais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio da contratação de “empresas de fachada”. Entre os investigados encontram-se o atual prefeito Helder Aragão, secretários municipais, servidores da prefeitura e empresários".
De acordo com a PF, as investigações iniciaram em 2014 e constataram que tanto as fraudes aos procedimentos licitatórios quanto o pagamento de valores só eram possíveis mediante a corrupção de membros da Comissão Permanente de Licitação da prefeitura, de secretários municipais e do prefeito.
As fraudes no Educacenso (banco de dados do Ministério da Educação e Cultura) também está sendo investigado pela operação, por envolver cadastros do Programa Bolsa Família, na tentativa de aumentar o número de alunos "matriculados" nas escolas e, conseqüentemente, os repasses do FUNDEB e do FNDE ao município.
Os envolvidos responderão pelos crimes de desvio de recurso públicos (art. 1º do DL 201/67), organização criminosa, fraude em licitações (art. 90 da lei 8666/93), lavagem de dinheiro, peculato, corrupção ativa e passiva, dentro outros crimes, na medida de sua participação.
Saiba Mais
- Preso suspeito de matar a tiros o casal na cidade de Anajatuba
- MP-MA requer fiscalização estadual da área de campos inundáveis
- Judiciário de Anajatuba determina estruturação do Conselho Tutelar
- MP-MA requer anulação de contrato entre município e empresa
- Sargento deixa comando da PM, após prefeito de Anajatuba reclamar de blitz
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.