Temporal

Chapadinha registra maior volume de chuva no país, nas últimas 24 horas

No Maranhão, Barreirinhas foi a segunda cidade na lista do Inmet, com 48,6 mm.

Maurício Araya / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44

SÃO LUÍS – A cidade de Chapadinha foi a que registrou o maior volume de chuva nas últimas 24 horas: 63,8 mm. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A cidade, localizada da 245 km da capital maranhense, foi a que registrou o maior volume do país, seguida por cidades do Amazonas e Pará. No Estado, Barreirinhas foi a segunda cidade na lista, com 48,6 mm. São Luís, atingida por um temporal na madrugada, registrou 45,4 mm.

Até hoje, antes da chuva, de acordo com o Laboratório de Metereologia (LabMet), ligado ao Núcleo Geoambiental (Nugeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), os índices haviam alcançado 250 mm no mês de março. Somente no fim de semana, foram 120 mm. Já de acordo com o Inmet, no Maranhão, choveu 315 mm no mês.

O meteorologista Hallan Cerqueira, em entrevista à Rádio Mirante AM, esclareceu que o volume, no entanto, atingiu 60% da média esperada para o mês. "Nós estamos com uma defasagem de 30%. A expectativa é que não ultrapasse a média histórica", disse – ouça na íntegra. Para o mês, a meteorologia esperava que o volume acumulado alcançasse 400 mm.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.