SÃO LUÍS - Se depender dos deputados maranhenses, o aumento repentino no preço dos combustíveis em São Luís não passará de forma despercebida ou sem explicações para o consumidor. Nesta quinta-feira (20) o deputado Othelino Neto (PCdoB) informou que já tem 16 assinaturas para que seja instaurada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de apurar os motivos que levaram os empresários a aumentarem, em média R$ 0,20 centavos.
A informação foi divulgada um dia depois de a mesma assembleia convidar autoridades que atuam na Defesa do Consumidor, entre as quais a promotora Lítia Cavalcanti, para uma audiência pública a ser realizada no dia 26 de março.
Othelino Neto considerou a remarcação de preços formação de cartel e disse que esse tipo de prática é um crime contra a livre concorrência, contra a economia e não dá à sociedade a possibilidade de ter uma variação de preço. De acordo com o parlamentar, da Ponta d’Areia até a saída de São Luís, encontra-se a gasolina com o mesmo valor de R$ 2,99.
Para que seja instaurada a CPI são necessárias 12 assinaturas, portanto até a segunda-feira (24) Othelino Neto, deve protocolar o documento, junto à mesa diretora da Casa.
'Investigação paralela'
Além da Assembleia Legislativa, o Ministério Público Estadual (MP/MA) também já busca as razões para o aumento no preço dos combustíveis. A promotora Lítia Cavalcanti disse que está solicitando dos empresários as notas fiscais de compra da gasolina e álcool. Agência Nacional do Petróleo e Cade também devem enviar documentos sobre o caso.
Veja quem são os deputados que assinaram a proposta
Othelino Neto (PCdoB),
Eduardo Braide (PMN),
Bira do Pindaré (PSB),
Afonso Manoel (PMDB),
Carlinhos Florêncio (PHS),
Vianey Bringel (PMDB),
Carlinhos Amorim (PDT),
Marcelo Tavares (PSB),
Eliziane Gama (PPS),
Magno Bacelar (PV),
Camilo Figueiredo (PR),
Valéria Macedo (PDT),
Raimundo Cutrim (PCdoB),
Raimundo Louro (PR),
Max Barros (PMDB) e
Rubens Pereira Júnior (PCdoB).
Saiba Mais
- Petrobras reduz preço da gasolina em 5,2% a partir desta terça
- Gasolina e diesel sobem no Maranhão com novo ICMS para 2026
- Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% a partir de terça-feira
- Governo aumenta percentual de etanol na gasolina a partir de agosto
- Gasolina terá mais etanol para evitar alta de preços
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.