SÃO LUÍS – A Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), contabilizou, em 2013, 3.548 consultas, via telefone, de assistidos da instituição e/ou pessoas interessadas em obter algum outro tipo de informação sobre os serviços oferecidos e o funcionamento das unidades de atendimento sediadas na capital e municípios da Região Metropolitana. O objetivo da central é eliminar distâncias, reduzir o tempo de espera e agilizar o atendimento.
Quem mantém contato com a CRC, por meio do número 129, pode, ainda, solicitar orientações sobre o andamento de seus processos, por meio dos dados disponibilizados no Sistema Online de Atendimento, Geração e Acompanhamento Processual (Sagap) e no Sistema de Acompanhamento de Presos Provisórios e Definitivos (Siapd), além do sistema de informação do Tribunal de Justiça do Estado.
Segundo a coordenadora da CRC, a defensora pública Ádia Ataíde, a grande procura demonstra que a Central tem alcançado sua finalidade, fortalecendo a atuação da Defensoria Pública no estado. “O elevado número de atendimentos evidencia que a CRC é um relevante canal de comunicação com a comunidade, notadamente, pela praticidade e economicidade do serviço. Trata-se de um instrumento facilitador da concretização do direito de acesso à Justiça, na medida em que otimiza o atendimento e garante à população acesso à informação”, destacou a defensora, acrescentando que, em 2012, a CRC registrou 3.496 consultas.
Demanda
De acordo com dados do relatório de atividades do ano passado, a maior demanda das consultas à CRC continua sendo de assistidos da DPE/MA sobre trâmite processual, com 90% do total contabilizado. As demais se referem a consultas de pessoas na busca de informações e orientações sobre os demais serviços oferecidos. Ainda de acordo com informações do relatório, questões relacionadas a direito de família são as mais frequentes, enquanto que informações sobre matéria criminal as de menor demanda. A maior parte das ligações acontece, segundo o levantamento, às segundas-feiras, entre 9h e 11h da manhã.
A CRC funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. Além do 129, o cidadão pode fazer contato com a Central através do e-mail crc@dpe.ma.gov.br.
Saiba Mais
- Defensoria Pública do MA abre inscrições para curso preparatório gratuito voltado a aspirantes à carreira jurídica
- DPE-MA abre seletivo de curso preparatório gratuito para carreira de Defensor Público
- Defensorias Públicas batem recorde de atendimentos em 2024
- Como a Defensoria Pública conseguiu a adoção de uma pessoa adulta por um casal homoafetivo em Açailândia
- Defensoria Pública do Maranhão encerra inscrições para seletivo
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.