Cidadania

Defensoria inaugura novo centro de defesa do idoso

Inauguração da unidade encerra Campanha de Enfrentamento da Violência contra o idoso.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h37

SÃO LUÍS - No Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado nesta quarta-feira (15), a Defensoria Pública do Estado (DPE) entregou à população da Região Metropolitana de São Luís a mais nova unidade do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi), que já está funcionando nas instalações do antigo Centro Social Urbano (CSU), no bairro da Cohab.

A inauguração da unidade marca o encerramento da Campanha Estadual de Enfrentamento da Violência contra o o idoso que, durante os últimos 15 dias, promoveu dezenas de atividades, entre palestras, colóquios e mobilizações, com o objetivo de desenvolver uma consciência social e política sobre o fenômeno da violência contra a pessoa idosa.

Segundo o defensor-geral do Estado, Aldy Mello Filho, a campanha chega ao fim, mas o compromisso da DPE e demais integrantes da rede de proteção do idoso permanece e se renova a cada dia. A entrega de mais uma unidade do Ciapvi, na opinião do defensor-geral, é prova desse trabalho continuado na busca por uma sociedade que, efetivamente, respeite os direitos do idoso.

- À Defensoria Pública não cabe apenas a representação judicial do cidadão, mas também proporcionar as condições para o exercício de sua cidadania. Em relação ao idoso, significa garantir o seu protagonismo tanto na vida familiar quanto na comunitária, como sujeito de direitos, cujas experiências acumuladas ao longo da vida, ao contrário de torná-lo um ser descartável, o qualificam como cidadão - enfatizou.

Ao falar sobre a atuação do Centro, Isabel Lopizic disse que o espaço busca garantir à pessoa idosa os direitos assegurados na Lei. Ela acrescentou que o Centro exerce, ainda, o papel de articulador da rede de serviços oferecidos ao segmento no Estado, atuando, especialmente, na defesa dos direitos do idoso que é vítima de violência, ou daquele que se encontra em situação de vulnerabilidade social.

- Nós estamos descentralizando os serviços do Ciapvi que, além da população de São Luís, atenderá, também, os municípios de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. Graças à renovação do convênio, trabalharemos com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, gerontólogo, assistente social e terapeuta ocupacional, que prestarão toda a assistência aos idosos que nos procurarem - explicou.

Ciapvi

O Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi) é um projeto da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, desenvolvido desde 2006 no Maranhão, por meio de convênio celebrado com a Defensoria Pública do Estado (DPE).

A solenidade de inauguração, conduzida pelo defensor-geral do Estado, Aldy Mello Filho, foi acompanhada pela corregedora da DPE, Fabíola Barros; pela defensora pública titular do Núcleo do Idoso, Isabel Cristina Araújo; pela coordenadora do Ciapvi e presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, Isabel Lopizic; além do vereador José Joaquim, a superintendente de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Desenvolvimento Social, Priscimar Araújo, e o presidente da Associação Brasileira de Alzheimer no Maranhão, Ana Lúcia Azoubel.

Vários idosos prestigiaram a entrega do novo espaço destinado à garantia de seus direitos. Dentro da programação, houve a apresentação de grupos folclóricos formados por pessoas com idade superior a 60 anos. O coral do Centro de Atenção Integrada à Saúde do Idoso (Caisi), além do boizinho do Serviço Social do Comércio (Sesc) e o grupo Maricá, animaram a solenidade de inauguração.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.