Desenvolvimento

Empresários falam de empreendimentos instalados no Maranhão

A comitiva apresentou a evolução da instalação dos empreendimentos e anunciou novos investimentos.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h52

SÃO LUÍS - A MPX e OGX, do grupo empresarial EBX, além de representantes da Petra-STR, estiveram reunidos, na tarde desta quinta-feira, dia 1º, com a governadora Roseana Sarney, no Palácio dos Leões. A comitiva de empresários apresentou a evolução da instalação de seus empreendimentos no Maranhão e anunciou investimentos que serão realizados nos próximos anos. Participaram do encontro o presidente da MPX Energia, Eduardo Karrer; o diretor de novos negócios e sustentabilidade do grupo EBX, Paulo Monteiro; o diretor financeiro e o gerente executivo de tecnologias aplicadas à exploração da OGX, respectivamente, Marcelo Torres e Celso Martins; o diretor da Petra-STR, Roberto Viana, além do presidente da Usina Terméletrica MPX Itaqui, Edio Rodenheber, o gerente de Desenvolvimento de Projeto de Usina Termelétrica MPX Parnaíba, Orlando Ribas e o secretário de Estado de Infraestrutura, Maurício Macedo.

O secretário Maurício Macedo considerou o encontro proveitoso e importante para a população maranhense. "A reunião serviu para que tomássemos conhecimento das intenções dos investidores, que é a melhor possível. Os empreendimentos a serem instalados no estado representam bastante para o povo do Maranhão, principalmente aos que residem nos municípios beneficiados pelos empreendimentos", destacou.

Marcelo Torres, diretor financeiro da OGX, falou da importância do fornecimento da Usina de Exploração de Gás Natural, onde serão perfurados, na região de Capinzal do Norte, pelo menos sete poços até 2012. Ele anunciou que ainda nesta semana, terá início a perfuração do primeiro poço na cidade de Capinzal do Norte, numa parceria da OGX, MPX e Petra-STR. “Os investimentos com aquisição de sísmica e perfuração, para este ano, serão de R$ 85 milhões. As operações já estão gerando 900 empregos diretos e a previsão é que as atividades do primeiro poço sejam concluídas em aproximadamente 70 dias”, contou Torres.

O presidente da MPX Energia, Eduardo Kerr, disse que a construção da Usina Terméletrica MPX Itaqui está avançada. "Mais de 70% do projeto já foi cumprido e a previsão para entrega da obra é o segundo semestre de 2011", adiantou.

Eduardo Karrer disse que o Maranhão é um estado que oferece grandes oportunidades de investimento e desenvolvimento, e que aposta em uma Usina Termelétrica a carvão mineral em São Luís, buscando a viabilização de novos empreendimentos em sociedade

com a Petra-STR. "Isto demonstra o quanto o nosso grupo empresarial acredita no potencial deste estado", afirmou.

O empreendimento integra o rol de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo Federal, e está recebendo um investimento de R$ 1,8 bilhão, financiados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) e BNB (Banco do Nordeste do Brasil). Deste total, 30%, estão sendo investidos em equipamentos e tecnologias de controle ambiental, que promovem a queima limpa do carvão, resultando em um nível de emissões de gases inferiores aos exigidos pelo BID (Banco Mundial), bem mais rigoroso que a legislação ambiental brasileira.

Quando estiver operando, a partir do segundo semestre de 2011, a usina terá capacidade para produzir até 360 megawatts de energia elétrica, o equivalente a 60% do consumo de energia do Maranhão.

MPX Parnaíba

Além da Termelétrica MPX Itaqui, da Usina de Exploração de Gás Natural, outro empreendimento no estado é a Usina Termelétrica MPX Parnaíba, no município de Santo Antônio dos Lopes, que poderá gerar até 1863 megawatts. O empreendimento já está em fase licenciamento ambiental.

Foram realizadas audiências públicas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) nos municípios de Pedreiras, Santo Antônio dos Lopes e Capinzal do Norte, em maio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.