Gastos públicos

De oito, apenas dois municípios estão de acordo com a Lei Complementar 131

Outros seis municípios, inclusive São Luís, estão descumprindo a Lei da Transparência.

Roberta Gomes/ Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h54

SÃO LUÍS - A partir de hoje, 28 de maio, todos os Estados e 273 municípios brasileiros que têm mais de 100 mil habitantes são obrigados a disponibilizar na internet a receita e as despesas públicas, por meio do modelo do Portal da Transparência, já consildado pelo governo federal. No Maranhão, o governo do Estado já está divulgando os dados. Já os oito municípios que já deveriam estar adequados, segundo a estimativa de população do IBGE de 2009, apenas dois estão disponibilizando corretamente as informações: Açailândia e São José de Ribamar.

Os outros seis municípios maranhenses que devem cumprir a Lei Complementar nº 131, de 27 de maio de 2009, são: São Luís, Imperatriz, Caxias, Codó, Timon e Paço do Lumiar. As prefeituras que não publicarem sua receita e despesas na internet podem ter suspensas as transferências voluntárias da União como sanção.

Cumprindo a lei

A Prefeitura de Açailândia, em seu site, está dando grande destaque ao Portal da Transparência. Nele estão disponíveis todas as informações de receita e de gastos públicos, com relatórios completos sobre as despesas.

A Prefeitura de São José de Ribamar também está disponibilizando em seu site todas as informações de despesas do município, em relatórios diários.

São Luís

A Prefeitura de São Luís, em seu site, disponibiliza um link como "Portal da Transparência". Lá, porém, oferece apenas a Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei de Diretrizes Orçamentárias, entre outras. Aparentemente, o site oferece consulta à receita e às despesas, contudo, ao clicar nos supostos relatórios, nada aparece. Em nota ao Imirante, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Informática e Tecnologia (Semit), informou que o site está sendo alimentado com as informações necessárias para ser lançado no dia 30, próximo domingo.

Imperatriz

No site da Prefeitura de Imperatriz, também há um link para a "Transparência", mas nenhum dado é disponibilizado. O Imirante está tentando entrar em contato, desde a tarde dessa quinta-feira (27), com o secretário municipal de Administração, Iramir Câdido, contudo, ele não atende às ligações. Em contato com o jornal O Estado, ainda ontem, ele informou que o site ainda não estava no ar por problemas técnicos, mas que hoje, sexta-feira, o cidadão conseguiria ter acesso a todas as informações. Até o momento, essas informações não estão disponíveis.

Caxias

No site da Prefeitura de Caxias existe um link "Transparência". Lá, informações sobre receita do ano de 2009 e 2010, contudo, não estão muito claras e alguns arquivos não abrem. O Imirante entrou em contato com a Prefeitura de Caxias, mas ninguém da comunicação foi encontrado.

Codó

A Prefeitura de Codó está disponibilizando um link de "Transparência", mas ele encaminha para o site do Banco do Brasil, em que podem ser acessadas informações sobre os recursos que caem na conta da prefeitura. As despesas, contudo, não estão sendo disponibilziadas. O Imirante também tentou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Codó, mas não teve sucesso.

Timon

A Prefeitura de Timon, apesar de ter site, não disponibiliza nenhuma informações sobre os recursos do município. Não há nenhum link informando transparência, apenas um "Contas Públicas", mas informa que o conteúdo não está disponível.

Paço do Lumiar

A Prefeitura de Paço do Lumiar é a única que não possui página na internet. O Imirante entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do município, que informou que não disponibilizaram as informações porque fazem parte da faixa dos municípios entre 50 e 100 mil habitantes, que têm mais um ano de prazo para disponibilzar as informações. A prefeitura diz que a lei considera o número de habitantes segundo o último Censo realizado em 2000, quando o município tinha pouco mais de 90 mil habitantes.

Veja os sites das prefeituras citadas:

Prefeitura de Açailândia

Prefeitura de Caxias

Prefeitura de Codó

Prefeitura de Imperatriz

Prefeitura de São Luís

Prefeitura de São José de Ribamar

Prefeitura de Timon

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.