Bacabeira

Começam as audiências públicas sobre a Refinaria

Hoje, as audiências públicas continuam no município de Rosário.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h05

SÃO LUÍS - O clima de tranquilidade marcou nesta segunda-feira (9), em Bacabeira, o primeiro dia de audiências públicas referentes à instalação da Refinaria Premium I. Sob coordenação a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o evento foi realizado pela manhã, na Igreja da Imaculada Conceição.

A audiência, presidida pela chefe da Assessoria Jurídica da Sema, Lorena Sabóia, contou com as presenças de representantes da Petrobras; do Ministério Público, representado pelos promotores Fernando Barreto, Karine Guará Pereira, Eliane Azor e Elizabeth Albuquerque; do procurador Miguel Ribeiro, representando o procurador Marcos Lobo; dos secretários de Estado da Indústria e Comércio, Maurício Macedo, e do Meio Ambiente, Washington Rio Branco; do prefeito de Bacabeira, José Venâncio, entre outras autoridades, além de membro da comunidade.

Durante a abertura dos trabalhos, Lorena Sabóia fez a leitura do regulamento da audiência pública e explicou o objetivo. Em seguida, o representante da Petrobras, Maurício Martins fez uma ampla apresentação sobre o projeto de implantação da Refinaria Premium I, bem como as vantagens do empreendimento para o Maranhão.

O estudo de Impacto Ambiente e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) foi apresentado pelo professor Antônio Carlos, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), instituição responsável pela elaboração do documento. Após as apresentações, houve uma rápida parada para um lanche e, em seguida, foi iniciado o segundo momento da audiência pública, com os questionamentos e indagações da comunidade.

Objetivo alcançado

Para a chefe da Assessoria Jurídica da Sema, Lorena Sabóia, o objetivo da audiência pública foi alcançado pelo fato de contar com a participação da comunidade nas discussões. “A comunidade entendeu o objetivo e participou de forma efetiva para tirar suas dúvidas”, avaliou.

De acordo com a programação, as audiências públicas terão continuidade nesta terça-feira (10), no Ginásio de Esportes Ferreirinha, no município de Rosário. Na quarta-feira (11), será na cidade de Santa Rita, no Centro de Convenções.

Nos dias 12 e 13 de novembro, acontecerão em São Luís, respectivamente, no Espaço Renascença (bairro Renascença II) e na Unidade de Ensino Básico Gomes de Sousa (Vila Maranhão).

Com informações da Secretaria de Indústria e Comércio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.