SÃO LUÍS - Em noite de festa, José Louzeiro é homenageado na Academia Maranhense de Letras (AML) por admiradores e amigos e relembra a infância em São Luís.
Uma volta emocionante e cheia de lembranças. O jornalista, escritor e cineasta José Louzeiro veio à São Luis para rever os amigos e relembrar um passado sempre vivo na memória.
Na AML, o imortal, que ocupa a cadeira 25, participou de uma homenagem feita pelos integrantes da casa.
Louzeiro ministrou uma palestra onde relembrou momentos importantes de seus 50 anos de carreira. Aos 77 anos, falou do começo no Jornalismo em são luis quando ainda tinha 16 anos. Lembrou com emoção da casa onde morava no bairro da Camboa. Falou sobre as dificuldades no começo da vida no Rio de Janeiro e das reportagens que inspiraram livros e depois filmes.
Entre as obras “Lúcio Flávio: passageiro da agonia" e “Pixote”, filme que chegou a ser indicado ao Oscar. A experiência como repórter policial o colocava diante da realidade que retratava nos livros.
Sobre a cidade que não via há muito tempo, José Louzeiro disse que se impressionou com o crescimento, mas alerta para o abandono em alguns lugares, principalmente no Centro Histórico.
Saiba Mais
- Academia Maranhense de Letras entrega Prêmio Literário “Melhores Obras 2025” na terça-feira (16)
- Palestra na AML debate impacto da inteligência artificial na escrita
- Academia Maranhense de Letras discute importância da leitura para a juventude no MA
- José Jorge Soares é empossado na Academia Maranhense de Letras
- Academia Maranhense de Letras elege Rossini Corrêa para a Cadeira 2
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.