Livre

Vacinação contra Aftosa atinge 95,99% no Maranhão

Em primeiro lugar ficou Açailândia, com 98,61% do rebanho vacinado, seguida por Imperatriz, com 98,37%.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h13

SÃO LUÍS - O Maranhão comemora mais um passo rumo à conquista da categoria de livre da febre Aftosa. Depois de contabilizar a comprovação da vacina dos criadores, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged-MA) anunciou o índice de 95,99% de cobertura vacinal do rebanho bovino e bubalino do estado. O resultado foi enviado ontem, quarta-feira (22), ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília, que enviará em outubro ao Maranhão, uma auditoria para avaliar se o Estado poderá ou não avançar para o status de livre da doença, o que está previsto para acontecer no primeiro semestre de 2010.

“A campanha foi um sucesso e a vacina é um dos aspectos mais importantes avaliados pelo Ministério”, explicou Luiz Augusto Santos Almeida, diretor-geral da Aged-MA.

Luiz Augusto retornou quarta-feira (22) de Imperatriz, uma das regionais campeãs em vacinação este ano. “Em primeiro lugar ficou Açailândia, com 98,61% do rebanho vacinado. Imperatriz vem logo em seguida, com 98,37%”, informou. Nas duas regionais com maior plantel de gado do estado, 2 milhões 329 mil e 878 cabeças de gado foram vacinados contra a aftosa.

A primeira Etapa da Campanha contra a febre Aftosa aconteceu oficialmente de 1º a 30 de maio e foi prorrogada para até 30 de junho, devido às enchentes que prejudicaram o cronograma oficial de vacinação no Maranhão. Os criadores tiveram até o dia 7 de julho para comprovarem a vacinação junto aos escritórios regionais da Aged-MA, em todo o Estado.

A Aged-MA aguarda agora a auditoria do Ministério da Agricultura, que somado ao índice de vacinação, observa diferentes critérios para a mudança de categoria em relação à doença. Um deles é a estrutura da Aged-MA para atender o criador e desenvolver os trabalhos de inspeção. “O estado conta hoje com 18 escritórios regionais, 79 unidades veterinárias e 112 escritórios de atendimento à comunidade, além de 13 barreiras zoofitosanitárias”, destacou o diretor-geral.

Outro avanço na estrutura foi reforçado na visita do secretário da Sagrima, Afonso Ribeiro, à Imperatriz, nesta semana, quando acompanhou a governadora Roseana Sarney. O secretário anunciou que a Aged-MA está informatizando a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), que vai agilizar a retirada do documento para o criador. “Esse sistema com certeza deve somar pontos ao Maranhão na avaliação do Ministério”, acredita.

O software, doado pela Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins, foi instalado em caráter experimental no escritório da Aged-MA em São Luís. Imperatriz deverá ser a próxima região a receber a GTA eletrônica e conta com a parceria do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), nesse processo. “O Sinrural informou a doação de 15 computadores e 15 impressoras a laser como apoio à implementação do programa na região”, comentou Afonso Ribeiro.

Além da estrutura física, as barreiras zoofitosanitárias também serão avaliadas na auditoria, assim como a capacitação dos técnicos da Aged-MA e as condições da frota de veículos utilizados para a defesa sanitária animal no estado.

As informações são da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.