Capacitação

Curso de Cuidador de Idosos começa na segunda

O curso de capacitação é promovido pela Defensoria Pública do Estado.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h14

SÃO LUÍS - Começa nesta segunda-feira (13), o curso de capacitação de Cuidador de Idosos, que a Defensoria Pública do Estado promove por intermédio do seu Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (CIAPVI), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDIMA), as Secretarias de Desenvolvimento Social, de Cultura e a Escola Técnica do SUS.

Esta será a primeira turma, de 100 participantes, a ser capacitada pela DPE-MA. A meta da Instituição é capacitar 200 pessoas, dentre gestores, conselheiros, profissionais da área de saúde, da assistência social, familiares e demais interessados da comunidade, que, ao fim do curso, constarão de um banco de dados no Site da Defensoria Pública, para disponibilização das famílias que desejarem a prestação dos serviços dos habilitados.

Ministrado por especialistas, defensores públicos, mestres e doutores que já atuam na área de gerontologia, saúde da família, assistência jurídica e social, psicologia, fisioterapia, enfermagem, fonoaudiologia, terapia ocupacional, arquitetura, nutrição, farmacêutica e geriatria, o curso oferecerá aos participantes certificado de capacitação expedido pela Defensoria Pública, com chancela do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Demanda

Conforme previsão da coordenadora do CIAPVI, a assistente social Isabel Gonzalez Lopizic, a lista de inscritos nesta primeira turma de 100 pessoas que participarão do curso, foi fechada na terça-feira (7). Ela justifica que a grande demanda ocorreu pelo alcance social que o curso, nunca antes realizado com tamanha abrangência de conhecimento e capacitação na área, desperta na sociedade, sobretudo nas famílias que têm no seu convívio pessoas idosas.

A interpretação da coordenação do CIAPVI é compartilhada com a Defensora Pública Geral do Estado, Ana Flávia Melo e Vidigal Sampaio. Ela observa que além de preencher uma grande lacuna no atendimento, assistência jurídico-social, tratamento e cuidado com a pessoa idosa, essa capacitação vai disponibilizar ao público alvo, um grupo de especialistas com grande dimensão de conhecimentos nessa área, em um curso inédito. A segunda turma, também de 100 pessoas, está quase concluída, com inscrições no prédio-sede da Defensoria Pública, localizado na Rua da Estrela, 421, das 8 às 18 horas.

Fonte: Ascom/Defensoria Pública

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.