ROSÁRIO - A juíza titular da comarca de Rosário, Rosângela Macieira realizou esta semana (22), um encontro com moradores da comunidade Ivar Saldanha, considerado um dos bairros mais violentos da comarca. Em pauta, alternativas para reduzir os índices de violência praticada por crianças e adolescentes.
Na reunião, moradores demonstraram preocupação com a situação de violência e se colocaram à disposição do judiciário para uma eventual parceria. Segundo relatos da comunidade, as infrações estão sendo cometidas por menores, geralmente reunidos em grupos.
A juíza adiantou que está em fase de elaboração um projeto, em parceria com a Prefeitura, que vai focar, principalmente, na ocupação e na profissionalização desses jovens infratores. “Nós estamos com um projeto que vai oferecer oficinas, cursos profissionalizantes; enfim, atividades que vão, além de tirar esses jovens infratores das ruas, ensiná-los uma profissão”, ressaltou.
Rosângela Macieira informou que em 2007 determinou a realização de uma operação de busca e apreensão de menores que estavam participando de gangs e ameaçando os moradores do bairro. Os infratores, inclusive, cobravam pedágio, e cometiam outros atos ilícitos, como brigas entre grupos no meio da rua, invasão de residências, causando o terror na comunidade.
À época a operação surtiu efeito, mas com o passar do tempo, sem ocupação alguma, os jovens se veem novamente envolvidos em crimes, como roubos, porte de arma, uso e tráfico de drogas, dentre outras penalidades.
Participaram da reunião, além da juíza e representantes da associação de moradores, o Major da Polícia Militar Paulo Alfredo Dongie e o delegado da Polícia Civil Ricardo César Soares Garcês.
Com informações da ASCOM
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.