Política

TRE mantém eleição em Centro Novo do Maranhão

Na mesma sessão, TRE cassou presidente da Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar.

Blog do Décio Sá

Atualizada em 27/03/2022 às 13h17

SÃO LUÍS - O TRE confirmou na noite desta terça-feira a realização de uma terceira eleição no município de Centro do Novo do Maranhão. A decisão estava suspensa por conta de uma liminar do ministro do TSE Arnaldo Versiani. Vencedor da eleição suplementar realizada em 1º de março, o pedetista Arnóbio Rodrigues (PDT) teve o registro cassado por ter contas rejeitadas pelo TCE quando foi presidente da Câmara de Vereadores da cidade.

Ele venceu pleito de março com 53,36% contra 46,64% obtidos por Pedro Teixeira (PMDB). A decisão cassando seu registro gerou protestos na cidade. Na ocasião, partidários seus incendiaram os prédios da Câmara de Vereadores e da prefeitura. O então prefeito Domício Gonçalves (PRB), preso na Operação Rapina, havia vencido a eleição em outubro, mas acabou tendo o registro cassado. A Corte Eleitoral vai comunicar a decisão ao ministro e só então marcará a data da nova eleição, prevista anteriormente para o próximo dia 24.

Paço do Lumiar

O TRE também decidiu, por unanimidade, confimar decisão da juíza eleitoral de Paço do Lumiar, Jacqueline Reis Caracas, que cassou o mandato do presidente da Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar, Alderico Campos (DEM). O democrata foi acusado de pagar R$ 20 para que pessoas votassem nele usando títulos eleitorais de outras. O irmão caçula dele, Flávio Campos, foi preso pela Polícia Federal no dia da votação com um crachá do TRE e título de outro eleitor tentando votar.

Em sua defesa, alegou ter encontrado o documento no chão. Disse ainda que não iria votar no irmão. Alderico Campos, no entanto, só deixa o mandato após o julgamento de recurso que apresentará à Corte Eleitoral. Se o tribunal confirmar a decisão de hoje, quem assume é a primeira suplente Graça Privado (DEM).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.