SÃO LUÍS - O governador cassado Jackson Lago (PDT), descumpre decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), garantindo que não deixará o Palácio dos Leões e defende eleição indireta para o Governo do Estado. Em entrevista a uma emissora de rádio local, hoje pela manhã, Lago afirmou que a decisão foi tomada na noite desta quinta-feira, 16, em reunião com os correligionários políticos, logo após sessão plenária, em que os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitaram, por unanimidade, quatro recursos contra a cassação do governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT) e do vice Luiz Carlos Porto.
- Não temos o direito de frustrar a esperança do povo. Vamos resistir”, disse o pedetista que dormiu no Palácio dos Leões. Ele assegurou que vai permanecer no local para fazer a “população refletir” sobre sua cassação. “Permanecerei aqui na medida de minhas forças.” Jackson Lago contou que só deixa o local após o julgamento de seus recursos pelo STF. O governador cassado disse que se a Assembleia der posse à Roseana “assumirá a responsabilidade pelos seus atos” - disparou.
A diplomação de Roseana Sarney no Tribunal Regiona Eleitoral (TRE-MA) e posse, na Assembleia Legislativa, acontecem nesta manhã. No TRE a solenidade será fechada e deverá durar pouco mais de 15 minutos. Roseana segue, então, para a Assembleia, onde assumirá o cargo. A faixa deverá ser entregue a futura governadora pelo presidente da Assembleia, Marcelo Tavares (PSB).
Renúncia
Para ser diplomada, porém, Roseana deve renunciar antes ao cargo de senadora. A renúncia pode ser feita a qualquer tempo por carta ao presidente do Senado, cargo atualmente exercido por José Sarney, pai da senadora.
Quem assume a vaga de Roseana Sarney no Senado é o ex-deputado e ex-prefeito de São Luís Mauro Fecury (PMDB-MA). Como suplente, ele já havia assumido o posto de Roseana após um afastamento temporário da senadora.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.