Maranhão

Ministro Lobão visita navio-sonda em Barreirinhas

TV Mirante e O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h22

SÃO LUÍS - “Estou muito esperançoso de que possamos incluir o Maranhão na exploração brasileira de petróleo”, declarou hoje o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, logo após voltar de uma visita ao navio-sonda Deepwater Discovery contratado pela Devon Energy. A embarcação está perfurando um poço na Bacia de Barreirinhas em busca de óleo e gás em águas profundas, a cerca de 160 km da costa.

Na visita que fez ao navio, acompanhado de executivos da Devon Energy, de diretores da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e do governador Jackson Lago, o ministro informou que, além de se ter avançado 2.333 metros de lâmina d’água, a sonda já perfurou 1.000 metros de rocha. Faltam cerca de 1.500 metros para ser atingida a profundidade de 5.000 metros, em que as empresas esperam encontrar petróleo ou gás.

Segundo o ministro, a notícia que todo o estado espera - que o litoral maranhense “seja farto em petróleo” -, deverá ser anunciada em seis meses, tempo que a Petrobras e a Devon Energy precisarão para avaliar os resultados do trabalho de prospecção no primeiro poço do bloco BM-BAR-3. “Dentro de seis meses teremos uma resposta concreta se há petróleo ou não na região”, confirmou.

Edison Lobão observou que, de acordo com informações de geólogos, as chances de se encontrar petróleo ou gás na região são de 21%. A perspectiva é de a produção de óleo nessa área ser de 30 mil a 50 mil barris/dia.

Prospecções

Se houver sucesso na perfuração desse primeiro poço, o ministro assegurou que outras prospecções serão realizadas nas proximidades, incluindo também as regiões da bacia Pará-Maranhão, avançando para as costas do Piauí e Ceará, num total de mais de 20 blocos leiloados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Mesmo se não for encontrado petróleo na área que está sendo perfurada, o ministro Edison Lobão garantiu que haverá outras tentativas, em outros blocos leiloados. “O fato é que nós não descansaremos enquanto não tivermos feito todo o esforço para se encontrar petróleo na região”, garantiu.

Na perspectiva de ser encontrado óleo na região, o ministro Edison Lobão adiantou que a extração acontecerá já a partir dos próximos quatro anos, ou talvez um pouco menos, a tempo de ajudar a abastecer a refinaria Premium que começará a ser construída ainda este ano em Bacabeira, com capacidade para processar 600 mil barris de petróleo por dia.

O bloco BM_BAR-3 foi arrematado pela Devon Energy em leilão da ANP, em 2002, e que agora tem como parceira a Petrobras.

No trabalho de perfuração, os investimentos chegam a US$ 1 milhão somente com o aluguel de equipamentos, sem contabilizar outros custos.

Matéria atualizadas as 23h20.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.