Perigo

Fogo destrói depósito em Chapadinha

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 13h39

CHAPADINHA - Um dos depósitos do Supermercado São Marcos, localizado no município de Chapadinha, pegou fogo no último sábado. O prédio, onde estavam estocados gêneros alimentícios, bebidas e fogos de artifícios, ficou completamente destruído. O levantamento sobre as possíveis causas do incêndio será encaminhado amanhã para o Grupamento de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros do Maranhão. A previsão é que a conclusão da perícia seja divulgada até quarta-feira. O prédio estava vazio na hora do incêndio, que chamou a atenção de milhares de pessoas.

A perícia foi realizada por bombeiros de São Luís, localizada a 252 km de distância de Chapadinha, pois na cidade não existe Brigada de Incêndio, nem Corpo de Bombeiros. O incêndio aconteceu por volta das 14h30 e foi controlado depois de três horas, em torno de 17h30, mas os bombeiros da capital só chegaram à cidade por volta das 19h30, quando o incêndio já tinha sido controlado pela Polícia Militar e Guarda Municipal com a ajuda da população. Segundo a Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros do Maranhão, a presença da equipe enviada de São Luís para Chapadinha, mesmo chegando após o fogo ter sido controlado, foi necessária para fazer a avaliação preliminar das causas.

O depósito era o principal do supermercado São Marcos. Toda a mercadoria que estava estocada no prédio foi destruída, o equivalente a uma perda de 70% do estoque. O prejuízo foi estimado entre R$ 250 mil a R$ 300 mil. O dono do supermercado, Marcos Mapa, não tinha seguro.

As hipóteses iniciais apontam que o incêndio teria sido causado pelo calor, pois o prédio tem pouca ventilação e o sol incide diretamente contra uma das paredes do depósito, onde estavam armazenados os fogos de artifícios. Entretanto, não foi descartada a possibilidade do incêndio ter sido causado por outros fatores, como um curto-circuito.

RISCOS

O fato mexeu com a rotina dos moradores de Chapadinha. Pelo menos duas mil pessoas estiveram no local, atraídas pelo barulho das explosões dos fogos de artifícios, pela fumaça e pelas altas labaredas. Segundo testemunhas, muitas pessoas ficaram assustadas e houve muita correria no local. “O prédio fica localizado na rua Sebastião Archer e eu estava passando em uma rua lateral quando ouvi o barulho. Foi um sufoco terrível, muito corre-corre, as pessoas ficaram muito assustadas com o barulho das explosões”, recordou o comerciante Afonso Barros.

Mesmo com a tentativa da polícia e da Guarda Civil para afastar as pessoas do local, vários curiosos conseguiram chegar bem perto das chamas. Algumas pessoas, inclusive, trabalharam como voluntárias e conseguiram impedir que o fogo se alastrasse ainda mais e atingisse o prédio ao lado, onde funciona o supermercado. Caminhões, caminhonetes e baldes de água foram usados para minimizar o problema, mas o fogo só foi controlado após a utilização de uma máquina para derrubar o prédio.

O proprietário do supermercado, Marcos Mapa, é muito querido pela população e é conhecido por sempre ajudar as comunidades mais carentes do município. “Em cidade pequena, as pessoas são muito solidárias e Marcos é querido demais pela população. Infelizmente, não foi possível salvar nada do depósito. Pelo menos, o incêndio não teve conseqüências mais graves. Se por acaso chegasse ao supermercado, ia ser um estrago bem maior”, avaliou Afonso Barros.

O Supermercado São Marcos é um dos grandes estabelecimentos comerciais no interior do Maranhão. Em 2007, o comércio foi contemplado com o prêmio Carrinho de Ouro, concedido pela Associação Maranhense de Supermercadistas (Amasp), por ser um destaque de vendas no interior do estado. O supermercado foi o único contemplado fora da capital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.