Denúncia

VÍDEO: fazendeiro aponta espingarda para pescadores e os ameaça de morte no Maranhão

O caso aconteceu na terça-feira (10), quando os pescadores ficaram sob a mira de uma espingarda e foram acusados de invadir um lago e pescar sem autorização.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 13/10/2023 às 08h31

MAGALHÃES DE ALMEIDA - A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) deu início a uma investigação para apurar o caso de quatro pescadores que foram ameaçados e humilhados pelo proprietário de uma fazenda situada no povoado Lagoa do Sapo, município de Magalhães de Almeida.

O caso aconteceu na terça-feira (10), quando os pescadores ficaram sob a mira de uma espingarda e foram acusados de invadir um lago e pescar sem autorização.

Em um vídeo gravado e divulgado nas redes sociais, o dono da fazenda, identificado como Márcio, aparece armado com uma espingarda e afirma que o vídeo foi gravado para denunciar uma suposta invasão de terras. Entre as ameaças ele diz: “É isso que eu faço com quem invade as minhas terras".

Pescador fica na mira de espingarda. (Foto: Reprodução / Redes Sociais)
Pescador fica na mira de espingarda. (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

A vítima das ameaças, que aparece rendido no vídeo, pescava em uma lagoa que passa por dentro da propriedade do fazendeiro. Sob a mira da espingarda, o pescador implora para não morrer.

O homem chama pelo pai, que também está no local pescando com outros dois amigos. Os quatro homens são expulsos da fazenda e obrigados a deixar todo o material da pesca. Uma das vítimas tem 74 anos e faz tratamento contra um câncer.

Os quatro pescadores, que são de uma comunidade vizinha à propriedade, relataram que pescam na região com frequência. Eles tentaram registrar um boletim de ocorrência na Delegacia de Araioses, mas foram informados de que o sistema estava fora do ar. Em seguida foram encaminhados para a cidade de Magalhães de Almeida, onde denunciaram o crime.

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA), diz que mais de 70% do território maranhense não tem certificação, o que potencializa conflitos dessa natureza. E que mesmo que essa seja uma propriedade particular, o homem armado que aparece no vídeo deve responder criminalmente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.