ITAIPAVA DO GRAJAÚ - Militares do Exército Brasileiro apoiaram o resgate de um jovem indígena que havia sido dado como desaparecido por uma semana na terra indígena Urucu Juruá, no município de Itaipava do Grajaú, a 450 km de São Luís. Identificado como Roberto Carlos Costa Guajajara, indígena da etnia Guajajara, o jovem havia desaparecido no dia 2 de maio. Ele só foi encontrado na última quinta-feira (9), no próprio território indígena, em uma busca que contou com o auxílio de militares do 50° Batalhão de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro.
Após o desaparecimento, a família notificou os órgãos de segurança. Pouco depois, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) solicitou mais apoio para as buscas. Uma tropa de 24 militares do 50o Batalhão de Infantaria de Selva, incluindo equipe médica, deslocou-se da sede do Batalhão em Imperatriz, na região tocantina, até Itaipava do Grajaú. Às 19h30 do dia 9, o jovem foi encontrado debilitado e com escoriações pelo corpo por ter vagado pela selva por vários dias. Após ser examinado pela equipe médica, o jovem foi devolvido para a família na Aldeia Urucu, onde mora.
Depois do resgate, os militares do 50° BIS, incluindo equipe médica, realizaram uma Ação Cívico Social na Terra Indígena Urucu Juruá. A iniciativa, que incluiu atendimento médico e odontológico, foi apoiada pela Funai
Saiba Mais
- PF apreende madeira ilegal e encontra trabalhadores em condições precárias em Terra Indígena
- Ministério da Justiça autoriza atuação da Força Nacional em área indígena no Maranhão
- Polícia Federal deflagra operações de combate ao comércio irregular de madeira
- Terra indígena no Maranhão é alvo de operação da PF
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.