Ataque em terra indígena

Homem morre e indígena sofre queimaduras em conflito por território no Maranhão

Terra Indígena Governador, em Amarante do Maranhão, registra ataques desde julho.

Imirante.com

Terra Indígena Governador, localizada em Amarante do Maranhão.
Terra Indígena Governador, localizada em Amarante do Maranhão. (Reprodução)

AMARANTE DO MARANHÃO - Lideranças indígenas do povo Pyhcop Catiji Gavião, da Terra Indígena Governador, localizada em Amarante do Maranhão, denunciam que, na madrugada desta sexta-feira (8), um grupo tentou invadir a aldeia para assassinar um indígena, o que gerou confronto e morte de um dos invasores. Eles alegam que a comunidade está sob ameaças, inclusive com uso de drones à noite, e temem novas invasões no território.

Antes dos ataques, equipes da Força Nacional e da Polícia Militar estiveram no território, mas, segundo as lideranças, os madeireiros se esconderam na mata. Na última terça-feira (5), um indígena Gavião foi atacado por três homens com água quente enquanto dormia e está internado com queimaduras graves.

As lideranças denunciaram a situação à Polícia Federal e relatam que os ataques vêm acontecendo desde julho, quando madeireiros foram flagrados dentro do território. A situação está sendo acompanhada pelo Conselho Indigenista Missionário, Cimi Maranhão, com apoio no acionamento dos órgãos públicos para a proteção do povo Gavião.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.