SÃO LUÍS – O Governo do Maranhão está implementando gradualmente dois programas de mobilidade urbana: um para reduzir a tarifa do transporte alternativo e outro para garantir a gratuidade para estudantes da rede pública estadual.
O Estado reduziu a tarifa de R$5,00 para R$4,20. A princípio, a medida será adotada na Grande Ilha, no transporte intermunicipal e em Imperatriz. No entanto, a medida não está disponível para todos os usuários: os proprietários dos veículos precisam se regularizar junto à MOB (veja mais abaixo).
O presidente da Agência de Mobilidade Urbana (MOB), Adriano Sarney, afirma que essa é uma iniciativa inédita no país e foi criada pelo Governo do Estado para garantir tarifas mais acessíveis à população.
Como funcionará a redução da tarifa
Segundo Adriano Sarney, o Estado pagará um subsídio para os operadores de transporte alternativo, o que permite diminuir o valor cobrado aos passageiros.
Os objetivos do programa são reduzir o custo do transporte para a população, garantir mais conforto e segurança aos usuários e permitir que os operadores invistam na renovação da frota, com a compra de novas vans.
Os veículos que já estão plotados com a logo do Governo do estado já estão regularizados. Os demais devem procurar a MOB para se regularizar.
A redução da tarifa ainda não iniciou em Imperatriz. De acordo com Adriano Sarney, há um diálogo para que os operadores da cidade possam ser incluídos em breve.
Gratuidade para estudantes da rede estadual
O programa de gratuidade para estudantes da rede estadual iniciará pela Grande IIha e pela Região Metropolitana de Imperatriz com a entrega do cartão Meu Transporte Escolar Grátis, que irá conceder duas passagens gratuitas por dia para cada aluno. Para isso, os estudantes precisam se cadastrar no site da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
Nos demais municípios, o Governo fará o repasse para as prefeituras, que custearão a locomoção dos estudantes.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.