Em casa

Maranhenses resgatados em Israel desembarcam em aeroporto de Imperatriz

O voo foi tranquilo e chegou na madrugada desta quinta-feira (12).

Imirante, com informações da TV Mirante

- Atualizada em 12/10/2023 às 08h46

IMPERATRIZ – Está em casa o maranhense de Imperatriz que estava no grupo de brasileiros repatriados que chegaram de Israel. O voo do pastor Antônio Dias chegou a Imperatriz na madrugada desta quinta-feira (12), após escala no Recife (PE) e São Luís (MA).

O líder religioso, que é dono de uma agência de viagens, foi recebido pela família no aeroporto da cidade. Abraços e emoções marcaram o reencontro após dias de tensão vividos por Antônio Dias. Eles também aproveitaram para fazer uma oração após a chegada.

O líder religioso foi recebido pela família no aeroporto de Imperatriz. (Foto: Arquivo Pessoal)
O líder religioso foi recebido pela família no aeroporto de Imperatriz. (Foto: Arquivo Pessoal)

O pastor auxiliar na Assembleia de Deus em Imperatriz retornou no primeiro avião de resgate que pousou em Brasília por volta das 4h10 desta quarta-feira (11). A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), com 211 passageiros, decolou de Tel Aviv às 14h12 (horário de Brasília) dessa terça-feira (10) e fez voo de cerca de 14 horas direto para a capital federal. 

Leia mais:

Mais um avião com brasileiros repatriados de Israel chega ao Brasil

VÍDEO: maranhense resgatado em Israel mostra chegada ao Brasil

Chega a Brasília primeiro avião trazendo brasileiros de Israel

Família confirma morte de brasileira vítima de ataque do Hamas

Israel: Itamaraty confirma morte de brasileiro que estava desaparecido

Governo pretende retirar 900 brasileiros de Israel até sábado

Além dele, a maranhense Nanda Dourado, que foi a Israel fazer um documentário, também retornou ao Estado. Ela mora no município de Bom Jesus das Selvas. Agora, a rotina volta ao normal depois de viverem momentos de tensão e ficarem retidos em razão do início da guerra com o Hamas.

Mais aviões trazendo brasileiros de Israel

Mais um grupo de repatriados brasileiros procedentes de Israel desembarcou na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira (12). O avião KC-30 (Airbus A330 200), pousou por volta das 2h40, com 214 pessoas.

As próximas aeronaves com repatriados pousarão no Recife, em São Paulo e as duas últimas no Rio de Janeiro. Para o deslocamento até o destino final de cada um as passagens serão custeadas pela empresa aérea Azul. A parceria é uma articulação da Presidência da República com a companhia. 

O Itamaraty já colheu os dados de pelo menos 2,7 mil brasileiros interessados em deixar o Oriente Médio e voltar ao Brasil. A maioria é de turistas que visitavam Tel Aviv e Jerusalém quando, no último sábado (7), o Hamas, que governa a Faixa de Gaza, deflagrou um ataque contra o território israelense. Seguiu-se, então, forte reação militar de Israel, que passou a bombardear a Faixa de Gaza.

Ataques e mortes em Israel

Israel e o Hamas estão em conflito desde o último sábado (7), quando o grupo terrorista, que governa a Faixa de Gaza, invadiu Israel, matando e sequestrando civis.

No confronto no último fim de semana, os brasileiros Ranani Nidejelski Glazer e Bruna Valeanu, ambos de 24 anos, morreram. Os dois foram vítimas do ataque do Hamas a um festival de música eletrônica que ocorria no Sul de Israel, próximo à Faixa de Gaza. Segundo a imprensa israelense, só no local, já foram localizados 260 mortos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.