Caos

Câmara aprova pedido de intervenção do Estado na Saúde de Imperatriz

Nove vereadores votaram a favor da proposta; sete contra.

Gilberto Léda/ipolítica

Câmara deve votar, ainda, convocação do prefeito
Câmara deve votar, ainda, convocação do prefeito (Divulgação/Câmara de Imperatriz)

IMPERATRIZ - A Câmara Municipal de Imperatriz aprovou nesta quarta-feira (8) um pedido de intervenção do Governo do Estado na Saúde do Município.

A decisão ocorre na esteira de uma decisão judicial que bloqueou R$ 440 mil que seriam utilizados pela gestão do prefeito Assis Ramos (União) para bancar parte das festividades de Carnaval. Votaram a favor do pedido nove vereadores, e sete contra.

Em entrevista ao programa Panorama, da Mirante AM, o vereador Ricardo Seidel, um dos autores da proposta, disse que a saúde de Imperatriz vive um “caos". Segundo ele, trata-se de “falta de gestão”, não de recursos.

O parlamentar aponta, por exemplo, atrasos no pagamento de aluguel, de serviços de clínica cirúrgica e de laboratórios. “Ficou insustentável a saúde", disse, ao acrescentar que a intervenção seria necessárias "para salvar vidas que estão perecendo na nossa cidade".

Seidel acrescenta, ainda, que logo nas primeiras horas da quinta-feira (9) o pedido aprovado pela Câmara será encaminhado ao governador Carlos Brandão (PSB). “É um pedido de socorro”, completou.

Convocação - A Câmara Municipal ainda apreciará, na quinta, um pedido do próprio Seidel para convocação do prefeito Assis Ramos. Ele argumenta que já houve convocações do secretário de Saúde, Alcemir Costa - que é vice-prefeito -, nunca atendidas.

Seidel não descarta, na sequência, solicitar até mesmo o afastamento do gestor.

Orçamento - Também nesta quinta-feira, a Câmara apreciará uma proposta de realocação de parte do orçamento da Cultura para a Saúde, como forma de garantir legalidade à decisão judicial que bloqueou recursos do Carnaval.

A medida é necessária porque os recursos para as festividades já estavam destacados no Orçamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.