Após 16 tentativas

Maranhense aprovada em medicina na UFRR homenageia pai lavrador e mãe analfabeta

Sabrina da Silva Santos vai realizar o sonho de cursar medicina em uma Universidade Federal.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 01/02/2023 às 19h03
Estudante maranhense Sabrina da Silva e os seus pais. Foto: Reprodução
Estudante maranhense Sabrina da Silva e os seus pais. Foto: Reprodução

IMPERATRIZ - A estudante maranhense Sabrina da Silva, de 20 anos, foi aprovada em dos cursos mais concorridos do país, na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Ao saber do resultado, ela compartilhou a notícia em suas redes sociais e chamou a atenção com uma foto ao lado dos pais provando que não há limites ou barreiras sociais quando se batalha para tornar um sonho realidade, por mais que as dificuldades se sobreponham em muitas situações.

As palavras estampadas nos braços do pai, João Pinheiro Santos, lavrador e pescador, e a mãe Maria de Fátima Nascimento da Silva, analfabeta e doméstica, vieram acompanhadas da seguinte declaração: “Junto comigo o meu alicerce: meus pais. Não puderam me dar em dinheiro, mas me deram o melhor de tudo, apoio e amor! Não foi fácil. Pelo contrário, foi muito difícil pois não é todo dia que um filho da baixa renda que estudou a vida toda em escola pública consegue romper a bolha a qual ele nasceu pertencendo para vencer a maior concorrência do Brasil. Não é todo dia que um pai lavrador e uma mãe doméstica consegue ver um filho aprovado em medicina. Não é todos os dias que se vê por aí uma jovem tão improvável passar em um curso elitizado. Esses pequenos milagres acontecem com pouca frequência e por isso quero deixar minha gratidão aqui a eles, meus pais, e a Deus que fez isso tudo conforme a sua boa vontade!”

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Trajetória da estudante
Sabrina é a caçula de sete irmãos. Nasceu em Itinga do Maranhão e aos 14 anos mudou-se para a capital São Luís em busca de melhores condições de estudo. Morou de favor com uma senhora que a acolheu como filha, mas sempre estudou e trabalhou para conseguir comprar o necessário e pagar um cursinho, superando dificuldades diárias, principalmente financeiras. Durante esse tempo ela nunca deixou de sonhar e receber o apoio dos pais que a acompanhavam do interior.

Na capital, Sabrina conciliou os estudos com os trabalhos informais de cabeleireira, design de sobrancelha e também dava aula de reforço. Após 16 tentativas veio a oportunidade de mais uma vez fazer o vestibular na Universidade Federal de Roraima com a boa ação e patrocínio de incentivadores que acreditavam no potencial da jovem e auxiliaram nas passagens e hospedagem.

A notícia 
Sabrina recebeu a notícia pela Rádio Universitária, ao lado dos pais, em casa, e não conteve a emoção. Na expectativa, ela baixou o aplicativo da rádio e conectou na caixa de som para que os pais também pudessem ouvir e acompanhar o resultado. 

Assista ao vídeo gravado por familiares de Sabrina:

“Foi um momento indescritível, não tenho nem palavras para me expressar, um mix de emoções, de lembranças, passou um filme na minha cabeça de tudo o que eu vivi, de todos os nãos, de todos os choros, todas as vezes que eu fiquei orando de madrugada e perguntando pra Deus porque Ele não tinha mandado a minha aprovação ainda, então naquele momento saiu todo aquele peso, o medo, a insegurança, foi a sensação mais feliz do mundo”, relembrou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.