Monkeypox

Imperatriz confirma mais um caso de varíola dos macacos

Oito pessoas aguardam o resultado de exames, sendo monitoradas.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 29/10/2022 às 20h19
Agora são 4 casos positivos, confirmados após testes em laboratório.
Agora são 4 casos positivos, confirmados após testes em laboratório. (Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ - A secretaria Municipal de Saúde (Semus) divulgou nessa sexta-feira (28) mais um boletim epidemiológico sobre os casos de varíola dos macacos em Imperatriz. 

Leia também:

Brasil tem oitava morte por varíola dos macacos confirmada

Ministério da Saúde amplia testagem de varíola dos macacos

Agora são 4 casos positivos, confirmados após testes em laboratório. Todos os pacientes são homens, com idades de 29, 31, 33 e 37 anos. Essas pessoas devem ficar em isolamento domiciliar por 21 dias. 

Outras oito pessoas que apresentaram sintomas estão sendo monitoradas, aguardando o resultado de exames. Ao todo, a Semus já fez 22 notificações, mas 10 casos foram descartados.

Monkeypox

A varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox, foi incluída em setembro na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o Brasil. Ou seja, todos os resultados de testes diagnósticos para detecção da monkeypox feitos por laboratórios das redes pública, privada, universitárias e quaisquer outros, sejam positivos, negativos ou inconclusivos, precisam ser notificados ao Ministério da Saúde de forma imediata em até 24 horas.

De acordo com Ministério da Saúde, testes podem ser feitos em 31 laboratórios de referência, sendo os 27 Laboratório Central de Saúde Pública (Lacens) dos estados, além dos laboratórios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Fiocruz no Rio de Janeiro, da Fiocruz no Amazonas e do Instituto Evandro Chagas, sediado em Belém (PA).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.