H1N1/Influenza

Imperatriz faz Dia D de vacinação contra H1N1 nesta sexta-feira (25)

A ação visa chamar atenção dos grupos que ainda não receberam o imunizante.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a cobertura vacinal está em torno de 44,9%, sendo que a expectativa é de 90%.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a cobertura vacinal está em torno de 44,9%, sendo que a expectativa é de 90%. (Foto: Reprodução)

IMPERATRIZ - A campanha de vacinação contra a influenza está na 3º fase, mas a meta em Imperatriz ainda está longe de ser alcançada. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a cobertura vacinal está em torno de 44,9%, sendo que a expectativa é de 90%. Para acelerar a imunização vai ser realizado o Dia D de vacinação nesta sexta-feira (25), para chamar atenção e alcançar os grupos prioritários que ainda não receberam o imunizante.

A responsável técnica de imunização do município, Maria do Perpétuo Socorro, destaca que a vacinação contra a influenza permite que a imunização previna a pessoa de complicações decorrentes da H1N1, óbitos, e principalmente, não seja confundida com a Covid- 19, já que ambas são doenças com vírus que apresentam sintomas gripais.

Os grupos prioritários, de acordo com a campanha de vacinação 2021, são crianças de seis meses até menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos e pessoas de 55 a 59 anos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, órgãos de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas.

“A influenza pode ter diversas características, podendo variar de quadros leves a graves, por isso é tão importante a imunização. Em Imperatriz, 39.205 pessoas dos grupos já foram vacinadas, e com o dia D certamente esse número vai subir muito mais”, afirma a técnica de imunização.

Vale lembrar que o grupo prioritário deve ficar atento ao intervalo de tempo entre a vacina da influenza e Covid-19, tendo que ser respeitado 14 dias no mínimo entre as vacinas.

Onde vacinar?
A vacina está disponível nas UBS cidade de 8h às 17h, com exceção dos postos Cafeteira, Maria Aragão, Vila Lobão e Milton Lopes que abrem das 8h às 20h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.