Bolso do consumidor

Tarifa de energia elétrica terá reajuste de 16,94% no Maranhão

O novo reajuste entrará em vigor a partir da próxima terça-feira (28).

Imirante.com Imperatriz

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
Reajuste do valor de 16,94% nas tarifas da Cemar.
Reajuste do valor de 16,94% nas tarifas da Cemar. (Foto: Reprodução)

IMPERATRIZ - A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nessa terça-feira (21) o reajuste do valor de 16,94% nas tarifas de energia elétrica da Companhia Energética do Maranhão (Cemar). O novo reajuste entrará em vigor na próxima terça-feira (28).

O anúncio foi feito através da Companhia, que atualmente atende 2,4 milhões de unidades consumidoras localizadas em 217 municípios do Maranhão.

Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço.

Os chamados componentes financeiros, principalmente relacionados à aquisição de energia e ao risco hidrológico, foram responsáveis pelo maior impacto na tarifa, respondendo por 10,53 pontos porcentuais da variação, mais da metade do reajuste de 16,94%. Por outro lado, esse mesmo efeito financeiro tende a atenuar, em 2019, o próximo processo tarifário da distribuidora.

Nos últimos 10 anos, as tarifas residenciais da Cemar têm registrado variação menor do que a inflação calculada pelo IGP-M e pelo IPCA no período.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.