IMPERATRIZ – Seis candidatos a prefeito e vice-prefeito e mais de 200 candidatos a vereador disputam o voto dos eleitores de Imperatriz, o segundo maior colégio eleitoral do Maranhão com 151 mil eleitores, nas eleições deste domingo (2).
O número de candidatos a prefeito é alto, mas, ainda, é menor do que o das eleições de 2012, quando nove candidatos disputaram a prefeitura de Imperatriz, ente eles Rosângela Curado e Sebastião Madeira, que foi reeleito.
Os candidatos Delegado Assis (PMDB), Rosângela Curado (PDT), Ildon Marques (PSB), Ribinha Cunha (PSC), Sandro Ricardo (PVB) e Edmilson Sanches (PPL) vão enfrentar as urnas no primeiro pleito eleitoral pelo sistema de biometria. As eleições, também, foram marcadas por novidades com alterações na legislação eleitoral com a entrada em vigor do que ficou conhecido como “Mini Reforma Eleitoral”, que cortou as doações de campanha por empresas, reduziu o tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV para 35 dias, entre outras mudanças.
Numa comparação com as eleições de 2012, o número de candidatos caiu de nove para seis. Naquele pleito foram candidatos: Justino Filho (PTN), Rosângela Curado (DEM), Sebastião Madeira (PSDB), Adalberto Franklin (PT), Carlinhos Amorim (PDT), Major Melo (PSPL), Wilson Leite (PSTU), Aluízio Melo (PCB) e Kleber Miranda (PSD) e 328 disputam as 21 vagas da Câmara.
Após ter ficado em segundo lugar nas eleições de 2012, Rosângela Curado se reestruturou e vem com 17 partidos, a maior coligação com apoio do Governo do Estado, Flávio Dino.
Novidade no cenário político, o Delegado Assis conseguiu se viabilizar pelo PMDB espera chegar a prefeitura com o apoio de outros dois partidos.
Também novo na política, o empresário Ribinha Cunha vem para sua primeira disputa eleitoral a prefeitura de Imperatriz, tendo como partido principal o PSC. O candidato tem como principal apoiar o prefeito Sebastião Madeira.
O candidato Ildon Marques disputa as eleições numa coligação de três partidos que tem a frente do elo PSB. Ildon já foi interventor estadual e prefeito de Imperatriz.
Especialista na área de desenvolvimento econômico, o jornalista Edmilson Sanches é candidato a prefeito de Imperatriz pela segunda vez, a primeira foi no ano de 2004. Nas duas ocasiões ele foi candidato independente.
O professor Sandro Ricardo, também, é uma novidade nas eleições deste ano. Após se viabilizar, ele concorre pelo PCB.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.