Meio Ambiente

Índia maranhense vai participar de programa de TV internacional sobre preservação da Amazônia

Sônia Guajajara gravou para um programa de TV com Gisele Bündchen.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31

IMPERATRIZ – Uma das principais lideranças do movimento indígena brasileiro atualmente, Sônia Guajajara, da reserva indígena Arariboia, em Amarante do Maranhão, no sudoeste do Estado, vai participar de um programa de internacional de TV para defender a preservação do meio ambiente na Amazônia.

A gravação se deu recentemente em Brasília com a participação da supermodelo, filantropa e empresária Gisele Caroline Bündchen.

 A liderança indígena Sônia Guajajara gravou um programa de TV internacional em que condena o desmatamento da Amazônia.(Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)
A liderança indígena Sônia Guajajara gravou um programa de TV internacional em que condena o desmatamento da Amazônia.(Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

De acordo com Sônia Guajajara, a proposta do programa partiu do canal National Geographic, que convidou Gisele Bündchen e esta a convidou.

“(...) Grevei recentemente em Brasília sobre os impactos do desmatamento e da pecuária na Amazônia. Então a gente está dando essa visibilidade ai para tentar diminuir e evitar o desmatamento”, revelou a liderança ao falar ao Imirante Imperatriz das ações que desenvolve em defesa do povo indígena e sua escolha para conduzir a tocha olímpica.

Ela explicou que o movimento indígena fechou uma parceria com a própria Gisele, que está tentando desenvolver esse trabalho de preservação ambiental.

 Sônia Guajajara foi uma das condutoras da tocha olímpica em Imperatriz no dia 14 de junho.(Foto: Divulgação/ Erisvan Bone)
Sônia Guajajara foi uma das condutoras da tocha olímpica em Imperatriz no dia 14 de junho.(Foto: Divulgação/ Erisvan Bone)

A previsão é que o programa seja levado ao ar na emissora em outubro deste ano e seja visto em 170 países.

“Gravei com a modelo Gisele Bündchen e ela está buscando apoio para a gente gravar outro programa chamado guardiões da floresta”, concluiu a liderança.

Quem é Sônia Guajajara

Sônia Guajajara tem graduação em Letras, pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), foi coordenadora, por dois mandatos, da Coordenação das Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (Coapima), e atualmente faz parte da direção da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), que tem sede em Manaus (AM), com abrangência em nove Estados que integram a Amazônia Legal.

Ela, também, inegra a Coordenação da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.