Outubro Rosa

Câncer de mama: veja como evitar a doença

Para 2015, a estimativa é que mais de 57 mil novos casos de câncer de mama no Brasil.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38
(Reprodução/ Internet)

IMPERATRIZ – O câncer de mama se caracteriza pela proliferação anormal, de forma rápida e desordenada, das células do tecido mamário. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para 2015, a estimativa é que mais de 57 mil novos casos de câncer de mama sejam descobertos no Brasil, o que corresponde a 156 novos casos a cada dia.

As estimativas são preocupantes, mas é possível adotar medidas para evitar a doença, que quando diagnosticada no início, a chance de cura é de até 90%. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBN), evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença.

Segundo a SBM, a ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contraindicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.

Ainda não há certeza da associação do uso de pílulas anticoncepcionais com o aumento do risco para o câncer de mama. Podem estar mais predispostas a ter a doença mulheres que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce.

Essas medidas podem ajudar a evitar o câncer de mama, mas a SBM alerta, também, que a prevenção primária da doença ainda não é totalmente possível devido à variação dos fatores de risco e as características genéticas que estão envolvidas no surgimento da doença.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.