MARANHÃO – O Sistema Único de Saúde (SUS) está no centro dos debates durante a 9ª Conferência Estadual de Saúde do Maranhão, que começou hoje (13) e conta com cerca de 1,5 mil pessoas até quinta-feira (15), no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Durante a etapa municipal, foram 189 conferências realizadas nas 19 Regiões de Saúde Estado. Palestras, plenárias, mesas e grupos de trabalho compõem a programação calcada nos oito eixos temáticos da 15ª Conferência Nacional de Saúde.
Entre os participantes, 948 são delegados eleitos nas conferências municipais. Ao final do evento, além de um relatório final, 100 delegados serão escolhidos para representar o Maranhão na etapa nacional, em Brasília, de 1º a 4 de dezembro, cujo tema é: Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro.
A 15ª Conferência Nacional de Saúde é o maior evento do país na área da saúde, coordenado pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde. A previsão é que 2 milhões de pessoas em todo o Brasil sejam mobilizadas até dezembro nas plenárias populares regionais, na plenária nacional, nas conferências municipais e estaduais e nas conferências livres.
Para a etapa nacional, em Brasília, é esperada a participação de 4.322 pessoas, sendo 3.248 delegados eleitos nas conferências estaduais, mais 976 convidados.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.