Dia do Idoso

Conselho do Idoso busca garantir direitos e dignidade

A CMPI atua há mais de 10 anos, na cidade em defesa dos idosos.

Diana Cardoso / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Foto: Reprodução)

IMPERATRIZ – A Secretaria do Conselho Municipal de Proteção ao Idoso (CMPI), é um importante instrumento que busca a garantia dos direitos humanos das pessoas idosas, em Imperatriz.

De acordo com a secretária do CMPI, Conceição Formiga, o órgão existe há mais de 10 anos, e tem o compromisso de mapear e planejar as políticas públicas voltadas ao atendimento da população na terceira idade.

“O Conselho é articulador, deliberativo, fiscalizador, propõe atividades, existe uma articulação de proteção e busca dos diretos da pessoa idosa”, explica Conceição.

A entidade tem representantes de seis secretarias de Imperatriz, e seis da sociedade civil, entre elas: Associação dos Pró-Idosos de Imperatriz (AAPI), Fórum Permanente da Pessoa Idosa (FORPEP), Núcleo da Rede Nacional da Pessoa Idosa (Renad) Clube da Maior Idade Bem Viver, Casa do Idoso Esperança, Pastoral da Pessoa Idosa e o Clube das Mães.

“Através do Conselho do Idoso realizamos várias ações, como Conferência da Pessoa Idosa, ações de combate a violência, recebemos as denúncias e fazemos encaminhamentos ao CREAS.

De acordo com Conceição Formiga, o que falta hoje, em Imperatriz, para garantir mais e melhor os direitos da pessoa na terceira idade é a criação de uma delegacia especializada.

“Precisamos muito de uma delegacia especializada para idoso, porque seria o órgão que iria punir os casos de abusos e violência. Precisamos, também, de uma casa de passagem, e um local para que, o idoso passe o dia inteiro, e evite ficar sozinho em casa, porque o lar São Francisco é somente casos extremos, como ordem judicial”, ressalta a secretaria.

As provas terão 40 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. O conteúdo programático que será cobrado na prova encontra-se disponível no edital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.