Educação

Plano Municipal de Educação será apresentado à comunidade

O evento está marcado para a próxima quarta-feira (19), a partir das 9h.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(Foto: João Rodrigues / Imirante Imperatriz )

IMPERATRIZ – Depois de várias reuniões, audiências, aprovação pela Câmara Municipal e sanção do prefeito, o Plano Municipal de Educação (PME) para os próximos dez anos será apresentado à comunidade. O evento está marcado para a próxima quarta-feira (19), a partir das 9h, na Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A solenidade deve contar com a participação de autoridades, todas as entidades que participaram da elaboração do plano e das escolas municipais. “O plano tem 20 metas advindas do Plano Nacional de Educação, e o grupo composto por 37 entidades construiu o plano de Imperatriz, além das IES e do poder legislativo, que discutiram todas essas metas e debatido nas audiências públicas”, explica a presidente do Fórum Municipal de Educação, Inês se Jesus Silva.

Segundo a presidente, um dos destaques do PME é a educação para a diversidade, que já é sinalizado no Plano Nacional Para a Educação em Direitos Humanos, em que a valorização da pessoa humana precisa ser respeitada, as individualidades e o aluno é visto no coletivo e na singularidade.

“O plano que norteará a década até 2023 e eu acredito que mudará muito o contexto na questão da valorização do aluno como pessoa, como potencial, com todas as suas capacidades e possibilidades de sucesso. Eu acho que isso é mais vantajoso no nosso plano decenal”, destaca Inês.

O plano também trata da questão de gênero, da valorização do profissional do magistério. O plano municipal está integrado ao Plano Estadual de Educação e ao Plano Nacional de Educação. A história, a geografia, a demografia e a proposta de desenvolvimento do município foram os fatores que determinaram as metas e as estratégias definidas no plano municipal.

Entre as diretrizes do plano, estão: erradicação do analfabetismo; universalização do atendimento escolar; superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação; melhoria da qualidade da educação; formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade; promoção do princípio da gestão democrática da educação pública; entre outras.

O principal objetivo do PME é garantir às crianças, à juventude e a pessoas adultas e idosas, boas condições de acesso e permanência nas etapas e modalidades da educação infantil e do ensino fundamental, melhorando a qualidade da educação oferecida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.