Balanço

Torneio leiteiro: animais batem recordes em produção

O torneio leiteiro teve três grandes campeãs na produção de leite.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ - O 18º Torneio Leiteiro encerrou-se com três grandes campeãs na produção de leite. No sábado foi feita a última ordenha, e, logo depois a entrega dos prêmios.

Os primeiros lugares ficaram com: Fada, da Fazenda Nossa Senhora do Carmo e proprietário Flávio Augusto na categoria Livre; Diamante, da Fazenda Medalha Milagrosa e proprietário Renato Pereira categoria na Novilha e Tiazinha, da mesma fazenda da campeã Novilha, na categoria 30 kg.

O produtor de leite, Renato Pereira, tradicionalmente, campeão nos torneios de Imperatriz, Renato Pereira, venceu as categorias Livre e Novilha. Ele diz que a preparação das vacas é minuciosa.

“É muito trabalho e que tem que ser realizado com muito critério. A antecedência mínima de preparação é de 60 dias. A alimentação deve ser preparada para que elas cheguem ao torneio no pico de lactação”.

A vaca Fada alcançou o recorde do torneio, produzindo uma media superior a 54 quilos de leite por dia, em quatro dias, o animal produziu quase 200 quilos de leite.

O proprietário Flávio Augusto conta que é a primeira vez que participa do torneio em Imperatriz, segundo ele o segredo do sucesso na produção de leite se baseia em investimento em genética e cuidado com os animais.

“Meus animais sentiram adaptação, nos últimos dias, minhas duas vacas que participaram da categoria livre passaram dos 60 kg por dia”.

A solenidade de premiação homenageou aos tratadores dos animais. Eles receberam uma gratificação em reconhecimento ao trabalho exclusivo exercido durante dias para que o torneio fosse possível.

Há dez anos participando de competições em Imperatriz, o tratador pernambucano Josemir Silva, mais conhecido como Sílvio, diz que tem essa profissão desde quando nasceu e tem paixão pelo que faz. Ele tratou das campeãs Diamante e Tiazinha.

“É muito puxado, trabalhoso. Você trabalha de dia e à noite com grande atenção que é indispensável para fazer a coisa certa. Todos os anos saio daqui vencedor. Vivo nessa vida, não sei até quando. Faço porque gosto e tenho amor por isso”, ressalta Josemir.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.