IMPERATRIZ - Se para muitos o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um teste de resistência, para os candidatos que guardam o sábado por motivos religiosos, o primeiro dia de provas se torna uma verdadeira luta contra a espera e o cansaço.
Em todo o país, quase 70 mil sabatistas se inscreveram para o Enem 2014. Enquanto os outros candidatos iniciarão as provas deste sábado (8) às 13h (horário de Brasília), eles vão ficar em salas restritas, aguardando para iniciarem as provas somente após o pôr do sol.
“O cansaço de ficar esperando a tarde toda até começar a prova já nos deixa em desvantagem. Sem falar que foge do objetivo sabático”, declara a professora Dayse Cristina Vegener, que faz parte da Igreja Adventista do Sétimo Dia há mais de 17 anos.
Dayse concorda com uma petição feita pelos adventistas com o objetivo de alterar os dias de prova do Enem para domingos e segundas. A petição, que pode ser assinada também pela internet, já possui mais de 40 mil assinaturas.
Para o estudante de Sociologia Carlos Lucena, a petição vai gerar conflitos na sociedade, já que o número de estudantes não-adventistas é muito maior. Ele reconhece que, de acordo com a constituição brasileira, todos são iguais perante a lei.
“Por isso, sou a favor dos adventistas, pois eles devem ser respeitados, assim como devem ter os mesmos direitos dos outros estudantes”, explica Carlos. Ele também defende que fatores como ansiedade e stress, devido ao longo tempo que ficam restritos em salas, podem ser prejudiciais. “Acho que a realização das provas em outros dias da semana iria contemplar todos os estudantes”, acrescenta.
Já a economista Camilla Rodrigues, que também fará o Enem este ano, acredita que seja difícil a alteração dos dias de prova. Ela diz que é ruim ter que esperar o sábado terminar, mas decidiu fazer a prova de forma convicta. “É um preço que temos que pagar, pois somos adventistas”, lamenta.
Saiba Mais
- Conheça as piores e melhores escolas do Maranhão no ranking do Inep
- IFMA tem a melhor nota no Enem 2014 em Imperatriz
- MEC abre consulta pública sobre o Enem Digital
- Estudantes já podem pedir Certificado de Conclusão do Ensino Médio
- Resultado mostra fragilidade na leitura e na escrita, dizem professores
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.