Enem 2014

Enem apresenta questões interdisciplinares

A leitura refinada é imprescindível para atingir o objetivo de passar no exame.

Letícia Sekitani/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
(Foto: Flora Dolores/O Estado)

IMPERATRIZ - O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apresenta questões versáteis em que o estudante necessita relacionar as disciplinas diferentes para responder às perguntas. A isso se dá o nome de “interdisciplinaridade”.

A professora de História da Atualidade, especialista em História Política e Econômica do Brasil e em Filosofia, Paula Aquino, dá exemplo de um assunto que deverá constar no exame de forma interdisciplinar.

“Estamos agora no auge da discussão da crise hídrica. É uma questão econômica, política, social e ambiental. A crise hídrica vai cair”, prevê a professora.

Ela ainda afirma que o exame vai lançar, por exemplo, a questão da crise de 29 e fazer o estudante pensar para relacionar com a crise do Subprime de 2008 nos Estados Unidos, ou com a crise atual do sistema capitalista.

Outro exemplo dado por Paula Aquino diz respeito à prova de leitura e interpretação. “Não é só a decodificação de símbolos. Precisa identificar, justamente, onde é que está o âmbito social, político, econômico e ambiental daquela questão”, exemplifica a professora.

O objetivo do exame é fazer com que o estudante pense em vários âmbitos quando vê a questão. Segundo Paula Aquino, o Enem não é uma prova de muito conteúdo.

“Não precisa se aprofundar tanto em cada conteúdo. A pessoa pode até ter um conhecimento superficial. A dica para o aluno é que ele tem que ter interdisciplinaridade”.

Ainda, de acordo com a professora, alunos que possuem conhecimento em filosofia e boa leitura, tem vantagem sobre os outros. Leituras como Platão, Aristóteles e Nicolau Maquiavel, apesar de antigas, traduzem o mundo em que vivemos hoje.

“Cai muita filosofia. O aluno que passa no Enem é aluno que tem leitura refinada. É aquele que lê O Príncipe e consegue entender que o conceito de Estado escrito por Maquiavel, é o mesmo dos dias atuais”, conclui Paula Aquino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.