Sustentabilidade

Semáforo funciona à base de luz solar em Imperatriz

O protótipo ainda está em fase de teste, mas já apresenta bons resultados.

Letícia Sekitani/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
O protótipo ainda está em fase de teste, mas já apresenta bons resultados.
O protótipo ainda está em fase de teste, mas já apresenta bons resultados. (Foto: Letícia Sekitani/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ - Há cerca de noventa dias, foi instalado um protótipo de semáforo movido à energia solar no cruzamento da avenida Babaçulândia com a avenida João Palmeira, substituindo o equipamento anteiror, que era alimentado pela rede elétrica.

O aparelho, ainda, está em fase de teste e tem grandes chances de substituir os antigos semáforos alimentados por energia elétrica.

O secretário de transito do município, cabo J. Ribamar relata que observou na cidade de Anápolis ( GO), um modelo de sinal de trânsito que apresentava uma placa solar como fonte de alimentação e decidiu trazer a ideia para Imperatriz.

“Procurei saber se tinha alguém para fazer um semáforo dessa natureza para que pudéssemos testar e ver a viabilidade de ser implantado em Imperatriz e deu certo”, conta o secretário.

Ainda, de acordo com o secretário, uma empresa da cidade, que desenvolve este tipo de serviço, fez o protótipo e ofereceu para teste. O sinal de trânsito está funcionando há mais de 90 dias e não apresentou problemas.

O cabo J. Ribamar afirma que, se o protótipo for aprovado após a fase de teste que deve durar seis meses, Imperatriz poderá contar com mais sinais de trânsito que dependem de energia limpa.

“Aprovando (o protótipo), vamos abrir um processo licitatório para ir adquirindo esses semáforos de acordo com a possibilidade, para que possamos estar substituindo eles. É um projeto de médio a longo prazo”, destaca J. Ribamar.

Veja os benefícios do semáforo alimentado à base de luz solar:

• Independente de energia elétrica

• Utiliza energia limpa

• Não é suscetível a curto circuito ou defeito por oscilação de energia

• Economia na conta de energia do município

• Autossustentável

• Necessita de poucas manutenções

• Mesmo em dias nublados, a placa solar consegue acumular energia.

Saiba quem disputa as eleições em Imperatriz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.