Prevenção do Câncer

MA tem laboratórios qualificados para realização do Papanicolau

Em Imperatriz, foram credenciados quatro laboratórios. Os municípios de Porto Franco e Grajaú também tiveram laboratórios habilitados.

Imirante Imperatriz, com informações do MS.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50

IMPERATRIZ – O Ministério da Saúde (MS) está habilitando 596 laboratórios em 20 Estados brasileiros pela Qualificação Nacional em Citopatologia (QualiCito). O exame citopatológico é conhecido como Papanicolau e detecta o câncer do colo do útero.

O Maranhão está entre os Estados beneficiados. Em Imperatriz, foram credenciados quatro laboratórios. Na Região Tocantina, as cidades de Porto Franco e Grajaú também tiveram laboratórios habilitados.

Com a habilitação, os estabelecimentos terão que seguir nove indicadores de qualidade, dentre eles, o tempo médio de liberação dos exames, que não deve ultrapassar 30 dias a partir da entrada do material. A ideia é que todo ano sejam consolidados relatórios nacionais com os resultados do programa.

A estratégia do MS prevê a melhoria contínua do padrão dos exames ofertados à população por meio do monitoramento interno e externo dos laboratórios. O investimento é de R$ 19 milhões somente em 2014.

Por meio desse acompanhamento, será possível detectar, reduzir e corrigir as deficiências do processo de produção nos laboratórios, aperfeiçoando os procedimentos e diminuido a ocorrência de erros no diagnóstico da doença.

Os laboratórios que participam do programa também receberão aumento no valor dos incentivos de custeio dos exames. São 10% de incremento no valor dos testes realizados na faixa etária prioritária, 5% nos testes fora da faixa etária prioritária e 30% na reavaliação das lâminas.

O exame citopatológico é ação estratégica para o rastreamento do câncer do colo do útero e dever ser feito na faixa dos 25 aos 64 anos, que concentra a maior ocorrência das lesões de alto grau, passíveis de serem efetivamente tratadas para não evoluírem para o câncer.

Em 2013, 10,1 milhões de exames citopatológicos foram realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 8 milhões (o equivalente a 78%) na faixa prioritária. De 2011 a 2013, foram realizados 32.451.243 exames pelo SUS, com um investimento de R$ 216,6 milhões.

Saiba quem disputa as eleições em Imperatriz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.