Fiscalização

Marinha intensifica fiscalizações no Rio Tocantins

São observadas documentações necessárias e oferecidas dicas de seguranças.

Jefferson Sousa/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53

IMPERATRIZ – A Agência da Marinha do Brasil, em Imperatriz, está intensificando suas fiscalizações no período de veraneio, às margens dos Rios Tocantins e Araguaia, nos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins. O objetivo principal dos agentes é certificar se os condutores estão devidamente habilitados e com suas embarcações registradas e seguras.

De acordo com o Capitão-tenente da agência fluvial de Imperatriz, Raimundo Ribeiro Sampaio Filho, a operação começou no dia 1 de junho e se estenderá até 31 de agosto, abrangendo a cidade de Imperatriz e mais outros seis municípios do Maranhão, 47 municípios no Estado do Tocantins e seis no Estado do Pará.

“Durante esses dias nós verificaremos todas as documentações necessárias e se na embarcação tem o material de salvatagem, que é composto por coletes e até extintores, dependendo do tamanho da embarcação; verificamos se eles estão devidamente autorizados, com o seguro obrigatório”, ressalta o Capitão.

Documentações

Nos Estados do Pará, Maranhão e Tocantins, 4800 barcos são registrados e 4016 amadores possuem a Carteira de Habilitação Amador (Char). Para emitir a habilitação fluvial, em Imperatriz, é preciso procurar uma das três autoescolas existentes na cidade e realizar duas provas: uma teórica e outra prática. Já para inscrever o barco, é preciso levar o documento fiscal na Agência da Marinha em Imperatriz, para então ser criado um número de registro, que deve ser fixado na proa da embarcação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.