Fiscalização

Intensificada fiscalização no rio Tocantins

A marinha pode atuar em 60 municípios, cortados pelo rio.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

IMPERATRIZ- Com a proximidade da temporada de praias e, por consequência, o aumento do número de embarcações no rio, a fiscalização da Marinha deve ser intensificada. Compete a Marinha do Brasil da Agência Fluvial de Imperatriz atuar em 60 municípios, cortados pelo rio Tocantins.

É feito todos os anos um planejamento para as ações no período de veraneio, denominada de operação verão, que consiste em intensificar a fiscalização, na região com a finalidade de previnir acidentes aquáticos.

De acordo com o capitão tenente Hilquias de Sousa, a previsão é intensificar a fiscalização no mês de junho, se estendendo até o final de agosto. “O objetivo é verificar as habilitações, o material de salvamento, as embarcações tanto de esporte recreio como de transporte de passageiros, estão devidamente inscritas na Marinha como manda a legislação em vigor”, explica o tenente.

Segundo o tenente cabe a Marinha de Imperatriz, fiscalizar a região do Bico do Papagaio, subindo pelo leito do rio Tocantins, até a cidade de Goiatins(TO), passando pelo leito do rio Araguaia até a cidade de Santa Fé do Araguaia.

“A norma da autoridade marítima número 3 que disciplina o tráfico de embarcações de esportes recreio de lazer e está consignado que todo condutor de embarcação deve ser habilitado”, ressalta Hilquias.

Para conduzir lanchas e outras embarcações, como motos aquáticas convencionalmente chamados de (jet sky) é preciso ser habilitado. São categorias diferentes. Para o motonauta conduz jet sky é exigido três horas de pratica, 6 horas de embarque para o raiz amador de embarque (lanchas e outras embarcações) que devem ser feitas em escolas credenciadas pela Marinha.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.