Exploração Sexual

Casos de abuso e violência sexual aumentam 20% em ITZ

Os dados são do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente.

Imirante Imperatriz com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54
(undefined)

IMPERATRIZ – Ao usar a tribuna popular da Câmara Municipal o conselheiro Francisco Alberto Sousa Aguiar anunciou os números assustadores registrados de casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes em Imperatriz.

Em 2013 o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) que atende a crianças e adolescentes registrou cerca de 220 casos de abuso sexual em Imperatriz.

Só nos primeiros meses de 2014, foram registrados cerca de 140 casos, o que já representa um amento de 20% em relação ao ano passado, e o semestre ainda não foi fechado. Na vara criminal, que atende toda a região, em 2013 foram registrados 700 casos.

Conselhos Tutelares

Em Imperatriz existem duas unidades de Conselhos Tutelares, com apenas dez conselheiros para atender toda a cidade. Os conselhos são as portas de entrada e de saída das denúncias de abusos.

Os casos denunciados passam pelos conselhos, depois são enviados para a Delegacia da Mulher, Promotoria da Infância e da Juventude onde são tomadas as medidas protetivas e depois repassadas à Vara Criminal onde são abertos inquéritos policiais e tomadas as medidas punitivas em relação aos acusados.

No Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) são tomadas providências quanto aos direitos violados e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) quantos aos direitos ameaçados.

Delegacia especializada

Há dez anos como conselheiro Aguiar falou da necessidade da instalação de uma delegacia especializada, para atender os casos de abuso sexual e solicitou a ajuda dos vereadores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.