Dia dos Pais

Economista dá dicas para evitar dívidas no dia dos Pais

O consumidor deve estar atento para não cair no endividamento com compras de parcelas prolongadas.

Safira Pinho/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

IMPERATRIZ- O segundo domingo de agosto, está se aproximando e o desejo é de presentear o papai, com o melhor presente, ou seja, o presente que ele merece. A publicidade investe nas propagandas e frases com incentivo à compra são anunciadas pelos meios de comunicação. Mas, o consumidor deve estar atento para não cair no endividamento com os juros altos e compras de parcelas prolongadas.

O economista, Robson Saraiva, explica que o Brasil vive dois momentos importantes, em que o governo preocupado com o endividamento das famílias e com o crescimento acelerado do consumo, é resultado no aumento da inflação. A posição do país foi adotar algumas políticas de intervenção, como o aumento nas taxas de juros.

“Porque quando aumenta os juros, automaticamente há uma redução do consumo, o dinheiro fica mais caro e os juros, também, o que faz o produto ficar mais caro, o resultado é a população acabar recuando e reduzindo a inflação”, ressaltou ele.

A desaceleração econômica é quando o governo intervém na economia, políticas que elevem a taxa de juros para que o dinheiro ficasse caro nos bancos e cautela no uso dos cartões de crédito.

Mas diante de tanta promoção nesse período é preciso cuidado, a melhor maneira, é dá aquele presente de acordo com sua renda, fazer pesquisas e evitar compras com juros, além de aderir ao pagamento a vista, que o consumidor ganha mais descontos.

“Se está caro o consumidor deve fazer a substituição por outros produtos, sempre pechinchar. Fazer pesquisas, roupas calçados estão mais caros, comprar um produto que caiba no seu bolso”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.