IMPERATRIZ – Com o objetivo de discutir as soluções e políticas públicas para reduzir impactos ambientais no Maranhão, além de analisar e elaborar as propostas a serem levadas pela delegação para a conferência estadual, Imperatriz realiza nesta quarta-feira (5) uma das 11 etapas das Conferências Regionais do Meio Ambiente. O encontro ocorrerá no Palácio do Comércio e é aberto a toda população. No fim do evento serão escolhidos os representantes da região para participar da Conferência Estadual de Meio Ambiente.
Um dos pontos a ser debatido durante conferência é a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de forma participativa e democrática, nessa discussão outros setores da sociedade devem ser incluídos para o estabelecimento de uma política de resíduos sólidos para a cidade. Na última segunda-feira (27), o secretário de planejamento e meio ambiente, Cleto Vasconcelos, assinou a portaria que dispõe sobre a aprovação do regimento interno da conferência Municipal que escolherá os delegados que representarão a região.
Os critérios para eleição dos delegados são os seguintes: 50% sociedade civil, distribuídos em 40% movimentos sociais, comunidade acadêmica, organizações religiosas, sindicatos, associações, cooperativas, redes e ONGs, 5% comunidade tradicionais e 5% povos indígenas; 30% setor empresarial, 20% poder público, assegurando que destes, no mínimo, 50% sejam representantes do governo municipal.
A Conferência Estadual tem como tema “Resíduos Sólidos” e vai ser estruturada em quatro eixos: eixos: produção e consumo sustentáveis; redução dos impactos ambientais; geração de emprego e renda e educação ambiental. O encontro está previsto para acontecer no período de 3 a 5 de setembro em São Luís.
Evento
As conferências do meio ambiente são realizadas a cada dois anos e fazem parte da agenda de eventos ambientais do Brasil. Realizadas em todos os estados da federação, o evento reúne comunidade, especialistas e organizações não governamentais ligadas ao meio ambiente para discutir a questão ambiental no país. No Maranhão estão marcadas 11 conferências na cidades de Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Chapadinha, Caxias, Itapecuru-Mirim, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês e São José de Ribamar, mas os 217 municípios devem participar das discussões.
Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.
Saiba Mais
- Pesquisadores brasileiros desenvolvem produto plástico antipoluente
- Estudo aponta soluções para reduzir impactos da invasão do peixe-leão
- Brasil tem potencial para juntar ecologia e economia, diz Marina Silva
- Ararinhas-azuis são soltas na natureza 20 anos depois de extinção
- Crise climática pode ser combatida com monetização de reflorestamento
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.