Febre amarela

Imperatriz está sem vacina contra febre amarela

O Estado e Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h46

IMPERATRIZ - Está faltando vacina contra febre amarela em Imperatriz há mais de uma semana. A expectativa da Secretaria de Saúde de Imperatriz é que novas doses cheguem até o dia 27 deste mês. Desde que surgiu o primeiro caso de vítima da doença no país, começou uma correria aos 37 postos de saúde de Imperatriz e os estoques de vacina logo se esgotaram.

A coordenadora do setor da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelas vacinas, Simone Marques, informou que a Diretoria Regional de Saúde ainda fez um repasse de emergência, mas isso não foi suficiente para atender à demanda que pode ter aumentado também em razão do fim do período de férias escolares.

De acordo com uma nota publicada em um jornal local no fim de semana, do início de janeiro até sexta-feira passada, mais de cinco mil pessoas foram vacinadas contra a febre amarela só em Imperatriz, mas a previsão é de que mais de 80 mil pessoas ainda devam se vacinar nos próximos dias.

CHEGADA

A Secretaria Municipal de Saúde informou ontem, por meio de uma funcionária, que até o fim desta semana deve chegar novas doses da vacina contra febre amarela. A distribuição do medicamento nos postos deve ocorrer imediatamente à chegada.

A gestora em Saúde da Regional de Imperatriz, Luiza Queiroga, negou que o estado tivesse estoque baixo de vacina para distribuir aos municípios. Segundo ela, o que ocorreu foi um mal-entendido da população com relação ao comunicado do Ministério da Saúde.

“Não há motivo para preocupação, não tivemos registro de casos de febre amarela em macacos (silvestre) e nem em humanos. O que aconteceu foi um mal-entendido porque o Ministério da Saúde convocou as pessoas a se vacinarem, mas somente aquelas que se deslocarão para os locais de risco e que não se vacinaram nos últimos 10 anos”, tranqüilizou a técnica.

PEDIDO

Queiroga disse ainda que percebeu, em visita a postos de saúde, que muita gente que está imunizada contra a doença vem procurando pela vacina. “Estive em postos de saúde e vi que tem gente que vai aos postos, diz que perdeu a carteirinha de vacinação e quer vacinar novamente. Não é assim”, observou a técnica, acrescentando não ser aconselhável que uma pessoa tome a vacina já estando imunizada.

Ainda de acordo com ela, o índice de vacinação contra a febre amarela na Regional de Imperatriz é em torno de 90%, o que é muito bom. Queiroga adiantou que em fevereiro o Governo Federal deverá realizar uma grande campanha contra a doença em todo o país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.