Câmara

Idosos fazem reivindicações aos vereadores

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 13h54

IMPERATRIZ - Em comemoração à V Semana Municipal do Idoso realizada no período de 26 de setembro a 1º de outubro, em Imperatriz, os vereadores Fátima Avelino, Joel Costa, Chiquim da Diferro e Adhemar Freitas recepcionaram segunda-feira dezenas de idosos no plenário e na galeria da Câmara Municipal de Imperatriz.

Os idosos estavam representados pelas entidades Casa do Idoso, Clube de Mães, Legião de Maria, Clube da Melhor Idade Vida Nova, Unifama, Clube da Melhor Idade Bem Viver, Associação Pró-Idoso de Imperatriz e Conselho Municipal do Idoso. “Nós viemos solicitar aos vereadores que seja dispensado um melhor atendimento aos idosos na área da saúde pública”, declarou Marise, da Casa do Idoso de Imperatriz, ao utilizar a tribuna “Freitas Filho”.

Já a conselheira Delzuita, do Conselho Municipal do Idoso, propôs aos vereadores que haja uma maior fiscalização em relação ao transporte coletivo de passageiros que, segundo ela, desrespeita os idosos do município. “Existem idosos que já foram atropelados na subida e descida do transporte coletivo”, denunciou.

Ela contou ainda que a V Semana Municipal do Idoso superou a expectativa com a realização de uma caminhada, que percorreu ruas e avenidas da cidade, marcando o encerramento do evento.

CARTA do idoso

Os idosos entregaram ainda aos vereadores um documento intitulado “Carta dos Idosos de Imperatriz”, na qual solicitam a ampliação da Casa do Idoso (mais duas, para atividades com idosos nos bairros Santa Rita e Vila Nova); parceria entre o Conselho do Idoso e a Câmara Municipal, para debater, sensibilizar e capacitar os prestadores de serviço e trabalhadores do setor de transporte coletivo; reformar uma das praças da cidade, a fim de dedicá-la aos idosos, preparando-a para momentos de lazer, jogos e realização de eventos; e capacitar as equipes de saúde da família e os agentes de saúde para correta orientação, apoio e atendimento das necessidades familiares decorrentes do envelhecimento.

Também consta na Carta dos Idosos estabelecer convênio com clínicas da cidade, para ampliar e agilizar as consultas e atendimentos médicos aos idosos; instalar a Delegacia do Idoso e criar mecanismos que favoreçam a geração de emprego e renda, destinados à pessoa da terceira idade.

Os idosos também reivindicam à Secretaria de Educação (Seduc) que sejam desenvolvidos programas educativos nas escolas de ensino fundamental e médio sobre o Estatuto do Idoso: como atenção e cuidados que devem ser tomados com a pessoa idosa e, ainda, a criação de parceria entre o Conselho do Idoso e a Câmara de Vereadores, para fiscalizar e controlar as empresas financiadoras que estão no município oferecendo o serviço de empréstimos consignados aos aposentados e pensionistas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.