Júri

Mandantes da morte do padre Josimo vão a julgamento

Serão julgados os irmãos Osvaldino e Nazaré Teodoro da Silva, acusados de serem os mandantes do crime.

Atualizada em 27/03/2022 às 13h54

SÃO LUÍS - Está marcado para o dia 16 de outubro, durante a 3ª Reunião Ordinária do Tribunal do Júri Popular do ano de 2007, que vem sendo realizada pela comarca de Imperatriz, o julgamento dos irmãos Osvaldino Teodoro da Silva e Nazaré Teodoro da Silva, acusados de serem os mandantes do assassinato do Padre Josimo Moraes Tavares, ocorrido no dia 10 de maio de 1986. O júri será presidido pela juíza Lúcia Helena Barros Heluy da Silva, titular da 5ª Vara Criminal de Imperatriz.

Em março de 2004, os dois acusados haviam sido absolvidos pelo Tribunal do Júri do Maranhão. No entanto, o Ministério Público apelou da decisão junto ao Tribunal de Justiça do Estado, que anulou o julgamento e determinou que nova data fosse marcada.

Vários envolvidos na morte do padre já foram julgados e condenados. O pistoleiro Geraldo Rodrigues, que disparou os tiros, pegou 18 anos e seis de prisão. Fugiu três vezes da cadeia e em uma delas foi morto num assalto a banco. Também foram condenados outros mentores do crime: Geraldo Vieira, já falecido, (18 anos); Adailson Vieira (18 anos); Osmar Teodoro da Silva, à época presidente da Câmara de Vereadores de Augustinópolis, TO (19 anos); Guiomar Teodoro da Silva (14 anos) e João Teodoro da Silva, que faleceu sem ser julgado.

O caso teve intensa repercussão na época, e a morte do religioso o transformou num mártir da luta pela terra. O padre Josimo atuava como coordenador da Comissão Pastoral da Terra, na região do Bico do Papagaio, Tocantins. Depois de sofrer várias ameaças e tentativas de homicídio, foi morto quando subia as escadarias do escritório da CPT em Imperatriz.

Reunião do Tribunal do Júri – Nesta 3ª etapa do Tribunal do Júri Popular, em 2007, foram incluídos 10 processos na pauta de julgamentos, que envolve 13 acusados. Iniciada em 11 de setembro, a reunião segue até o dia 16 de outubro, com o julgamento dos mandantes da morte do padre Josimo.

Com informações da Corregedoria Geral da Justiça

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.