Alerta

Campanha alerta os jovens sobre o trânsito

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 13h55

IMPERATRIZ - “Jovem: Paz e Amor no Trânsito”. Com esse tema, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (Sutran) está realizando blitz em avenidas e uma série de palestras educativas em escolas da rede pública municipal, estadual e particular, para marcar as atividades da Semana Nacional de Trânsito, que começou ontem e se estenderá até segunda-feira, 25, em todo o país.

Em Imperatriz, a abertura da campanha aconteceu no auditório do Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (Cefet). A solenidade, que foi conduzida pelo cerimonialista da Prefeitura de Imperatriz, Francisco Brandão, contou com a presença do superintendente de Trânsito João Kleber Viana; do assessor especial da Prefeitura, Luís Carlos Noleto, e de representantes de órgãos e entidades representativas do sistema de segurança local, além de estudantes do curso de Segurança e Medicina do Trabalho do Cefet.

Este ano, a campanha está voltada para os jovens. Por isso, a Prefeitura decidiu desenvolver uma ampla campanha educativa, a fim de alertar aos jovens sobre a importância de dirigir e transitar com segurança. De acordo com João Kleber, muitos jovens interpretam a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como um “ritual de passagem para a vida adulta e que lhe dará o direito de participar ativamente na sociedade”. Nessa fase, segundo ele, o jovem é autoconfiante demais e acredita que nada de ruim vai lhe acontecer ao assumir a direção de um veículo.

João Kleber lembrou que, de janeiro a junho deste ano, 11 pessoas, na faixa etária de 17 a 39 anos, morreram em Imperatriz, em conseqüência de acidente. Segundo ele, “os rachas são um exemplo desse comportamento, onde as demonstrações de onipotência e exibicionismo são freqüentes, mediante a realização de manobras radicais em alta velocidade”.

Grupo vulnerável

Representando o prefeito Ildon Marques, o assessor especial da Prefeitura, Luís Carlos Noleto, baseado nos índices de mortalidade no trânsito, argumentou que os jovens são considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de morte em acidentes de trânsito, uma vez que circulam como pedestres, ciclistas, motociclistas, condutores e, principalmente, como passageiros.

“Existe uma grande preocupação do prefeito Ildon Marques nesse sentido, que os jovens aprendam a se conduzir no trânsito, para que em breve possamos ter menos acidentes em nossa cidade”, ressaltou Noleto.

O diretor da 1ª Ciretran, Jean Carlos, elogiou a iniciativa do governo municipal na realização do evento e disse que a Semana Nacional de Trânsito mostra a necessidade dos órgãos de trânsito pautarem suas ações levando em consideração os índices de acidentes.

De acordo com especialistas, as condições emocionais específicas da adolescência, como a necessidade de auto-afirmação, competitividade, exibicionismo, onipotência, busca de intensas e prazerosas sensações, em conjunto com a bebida alcoólica, fazem do jovem um forte candidato ao grupo de risco de acidentados no trânsito.

A campanha será encerrada segunda-feira, com a entrega de prêmios a alunos e professores que participaram do 2º Prêmio de Educação do Trânsito da Sutran.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.