Fenômeno meteorológico

VÍDEO: Forte ventania cria "nevoeiro" de poeira e assusta moradores de Grajaú

Segundo especialistas, o fenômeno resulta de forte instabilidade na atmosfera.

Tatyna Viana / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
Forte ventania foi registrada no município de Grajaú.
Forte ventania foi registrada no município de Grajaú. (Reprodução)

GRAJAÚ - Uma forte ventania com uma espécie de "nevoeiro" de poeira foi registrada no município de Grajaú, região central do Maranhão, no fim da manhã desta sexta-feira (1º). De acordo com a Defesa Civil do município, a nuvem de poeira atingiu principalmente o bairro Expoagro, mas pôde ser vista por moradores de vários bairros da cidade, em um fenômeno que deixou várias pessoas perplexas.

A nuvem de poeira, nunca vista antes pelo céu da cidade, fez muita gente registrar as imagens com a câmera do celular. A tempestade de areia parou a cidade por alguns minutos, sem feridos ou danos maiores.

Segundo especialistas, os eventos meteorológicos ocorridos no Maranhão nesses últimos dias, como ventanias e chuvas de granizo, são resultado de forte instabilidade propagada pela atmosfera em forma de ondas. Essa instabilidade atmosférica chega aos municípios maranhenses e encontra condições ideais, como temperaturas elevadas e umidade relativa alta, gerando a formação de nuvens carregadas.

Assista ao vídeo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.